Intecoop tem cinco trabalhos aprovados em congresso

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF) teve cinco trabalhos aprovados no III Congresso da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs), realizado paralelamente ao Simpósio Internacional de Extensão Universitária em Economia Solidária, em abril, na cidade de Porto Alegre (RS).

Durante os quatro dias, o congresso discutiu o papel da extensão universitária no trabalho das incubadoras. Também foram abordados temas como os desafios na construção da economia solidária, além do diálogo entre docentes, investigadores e acadêmicos sobre a orientação nos processos de incubação.

Segundo o professor Petrônio Barros, coordenador da Intecoop, a participação no evento enriquece as atividades desenvolvidas durante todo o ano pela incubadora. “A Intecoop da UFJF exerce uma metodologia de incubação que dá oportunidade de acesso dos setores excluídos ao conhecimento técnico-científico e afirma o princípio de inclusão social”, ressalta.

Um dos trabalhos apresentados é referente à qualidade de vida dos catadores de material reciclável em Juiz de Fora. O artigo enfatiza a contribuição do catador com o equilíbrio ambiental, além da limpeza e melhoria das condições urbanas.

Atualmente, a Intecoop possui 18 grupos incubados, além da Tenda de Minas, que é um entreposto comercial responsável por reunir a produção de diversas associações de cunho artesanal.

Outras informações: Intecoop (32) 2102-3397