Fechar menu lateral

UFJF e Intecoop apóiam campanhas de reciclagem

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou este ano a Campanha “Recicla-me ou te devoro”, que alerta para a necessidade de reaproveitamento de materiais descartáveis em benefício do meio ambiente. Sorteios de bolsas ecológicas, as ecobags, estão sendo realizados entre os calouros de 2011, ilustrando a preocupação da UFJF com a proteção ambiental.

Trabalhos realizados pela Tenda de Minas Solidária confeccionados a partir de material reciclável

Esta preocupação também faz parte dos trabalhos e projetos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF, que apóia diversos grupos de artesãos de material reciclável em Juiz de Fora. Segundo o coordenador geral da Intecoop, Petrônio Barros, “além da diminuição dos impactos ambientais, a reciclagem também é fonte de emprego e renda na cidade”.

A incubadora acompanha projetos com base na Economia Solidária, como é o caso da Lixarte, que funciona na Vila Olavo Costa e é coordenada por Reginaldo Barbosa, o Bulu, que ensina a arte com material doado pela comunidade. “As pessoas deixam na porta da minha casa”, conta Bulu.

A Lixarte é composta por um grupo de 35 pessoas, existe há aproximadamente seis anos e é apenas um dos 16 grupos que produzem para a Tenda de Minas Solidária, também apoiada pela Intecoop. Os produtos são vendidos no Mercado Municipal e no Espaço Bernardo Mascarenhas.

A coordenadora da Tenda de Minas, Ângela Vilela, explica que há grupos de artesãos provenientes de outras cidades como Belmiro Braga e Lima Duarte e que a renda é dividida entre os associados, além de servir para a compra de material. Também produzem artesanato para Tenda de Minas a Penitenciária de Juiz de Fora, o Centro Socioeducativo de Menores Infratores, a Associação de Artesãos Nossa Senhora Aparecida, entre outros.

Além disso, a Intecoop trabalha com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Juiz de Fora (Ascajuf), que se reúne para produzir artesanato. Janaína Silva, presidente da entidade, informa que os produtos são vendidos no próprio galpão de trabalho, no bairro Vitorino Braga. O grupo é composto de 38 cooperados e, ao todo, 133 crianças são dependentes destes trabalhadores.

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop)