Integralidade no cuidado: práticas integrativas e complementares

Direcionado aos estudantes de graduação dos cursos da área de saúde, o curso “Integralidade no cuidado: práticas integrativas e complementares” tem o objetivo de levar ao aluno noções introdutórias a respeito de racionalidades terapêuticas que contribuem para a integralidade no cuidado, as práticas integrativas e complementares: Homeopatia, Acupuntura, Medicina, Antroposófica e Fitoterapia.

O curso é promovido pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (DSCO/FAMED/UFJF) juntamente com o Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura da cidade (DPIC/PJF). Os módulos terão, ao todo, carga horária de 30 horas, sendo 12h de módulos teóricos e 18h de atividades práticas e serão ministrados na sala 201 da Faculdade de Medicina da UFJF. As inscrições podem ser realizadas no período de 16 a 20 de março de 2015.

PROGRAMAÇÃO TEÓRICA

Dias: 5ªs feira – das 17:30h às 19:30h (26/03, 09/04, 16/04, 23/04, 07/05, 14/05).
Local: Sala 201 da Faculdade de Medicina da UFJF.

Módulo 1 – Introdução – 26/03/2015
Introdução ao conceito de Racionalidades Médicas e as Práticas Integrativas e Complementares.
Políticas públicas para as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) – A PNPIC, a PEPIC e os desdobramentos nas práticas ambulatoriais em serviços públicos.
Profissional responsável:
– Drª Walcymar Leonel Estrela: graduada em Medicina, especialização em Homeopatia, doutora em Saúde Coletiva, médica do DPIC/PJF.

Módulos 2 a 5: cada módulo abordará uma prática, com os seguintes conteúdos sobre a prática:
– Origem.
– Conceitos principais.
– Elementos do sistema médico complexo (quadro das Racionalidades Médicas).
– Relações com a integralidade do cuidado.
– Relações com a prática médica convencional.
– Relato de casos.
– Pesquisa científica na área e evidências de efetividade.

Módulo 2 – Homeopatia – 09/04/2015
Profissionais responsáveis:

– Drº Mário Círio Nogueira: graduado em Medicina, residência em Medicina de Família e Comunidade, especialização em Homeopatia, mestrado em Saúde Coletiva, professor do DSCO/FAMED/UFJF.
– Drº Fernando Emílio Ferraz Santos: graduado em Medicina, especialização em Homeopatia, médico do DPIC/PJF.

Módulo 3 – Acupuntura – 16/04/2015
Profissionais responsáveis:

– Drª Lúcia de Araújo Piuma: graduada em Medicina, residência em Neurocirurgia, especialização em Acupuntura, mestrado em Saúde Brasileira.
– Drº Alessandro do Nascimento Marques: graduado em Medicina, residência em Medicina de Família e Comunidade, especialização em Acupuntura e em Saúde do Trabalhador, médico do DPIC/PJF.

Módulo 4 – Medicina Antroposófica – 23/04/2015
Profissionais responsáveis:

– Drº Fernando Jorge Abrão: graduado em Medicina, especialização em Medicina Antroposófica, diretor do Departamento de Medicina Antroposófica da Sociedade de Medicina e Cirurgia – Associação Médica – Juiz de Fora, médico do ambulatório de Medicina Antroposófica no HU/CAS – UFJF.
– Drª Maria do Carmo Conte Vale: graduada em Medicina, especialização em Medicina Antroposófica, Homeopatia e Acupuntura, mestrado em Ciência da Religião, médica e coordenadora do ambulatório de Medicina Antroposófica no HU/CAS – UFJF.

Módulo 5 – Fitoterapia – 07/05/2015
Profissional responsável:
– Drº Juarez Silva Araújo: graduado em Medicina, especialização em Medicina de Família e Comunidade, professor do Departamento de Estágios da Faculdade de Medicina da UFJF.

Módulo 6 – Integralidade no cuidado – 14/05/2015
Relação entre as práticas integrativas e complementares e a integralidade no cuidado e suas implicações práticas.
– Drª Neysa Maurício Campos: graduada em Medicina, chefe do DPIC/PJF.

PROGRAMAÇÃO PRÁTICA
Ocorrerá concomitantemente aos módulos teóricos de cada uma das práticas integrativas e complementares, em pequenos grupos de alunos, em serviços ambulatoriais públicos onde ocorrem as respectivas práticas, envolvendo também outros professores além dos listados acima.

Inscrições em breve.

Outras informações: www.ufjf.br/integralidade