Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em desenvolver projetos de extensão a partir de abril têm até a próxima quarta-feira (27) para submeter suas iniciativas à Pró-reitoria de Extensão. Apenas docentes da instituição podem enviar propostas, que devem contemplar ações nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção ou trabalho.
O cadastro do projeto deve ser efetuado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), por meio do ícone “Extensão”. Só serão avaliadas as propostas inscritas na plataforma Siga. A gerente de projetos da Proex, Cláudia Folhadella ressalta que, para realizar o procedimento, o professor deverá usar apenas o navegador Mozilla Firefox.
Passo a passo
Para que o formulário seja aberto, o professor deverá clicar em “Novo Projeto”. Para projetos contínuos, o campo “Data de fim” não deverá ser preenchido. A plataforma Siga permite ao coordenador da ação acrescentar à equipe um vice-coordenador, além de colaboradores docentes, técnicos e externos. No item “Descrição”, os docentes deverão inserir as principais informações acerca do projeto, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. Além disso, deverá ser informado o número de bolsas pretendidas e sua justificativa conforme as necessidades das atividades.
A “Planilha de Recursos” só deverá ser preenchida em casos de ações que possuam alguma fonte de renda proveniente de um parceiro externo. Nesse caso, o professor deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos.
Alguns projetos de extensão são realizados em parceria com empresas ou órgãos externos. Se for o caso, o guia “Parceiro” deverá ser preenchido com os dados da instituição e do profissional responsável pelo convênio. Se o estabelecimento não estiver listado no Siga, o docente deverá entrar em contato com a Proex, pelo e-mail extensao.proex@ufjf.edu.br, e solicitar o cadastro do mesmo. Com a aprovação da iniciativa, será providenciado o convênio.
Envio
Após o preenchimento dos dados necessários, o interessado deverá gerar o arquivo em PDF pelo Siga, por meio do ícone “Formulário de Inscrição/Renovação”. O documento gerado deve ser aprovado e assinado pelo chefe do departamento, diretor da unidade e, em caso de convênio, pelo parceiro externo.
Com as assinaturas colhidas, o projeto deverá ser encaminhado à Proex sob a forma de processo. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão, por meio de ofício enviado pela Proex, as informações sobre a aprovação e o número de bolsistas alocados.
Renovação
Os professores que pretendem dar continuidade em 2013 aos projetos desenvolvidos no ano passado, devem realizar o procedimento de renovação até esta quarta (27). O procedimento deverá ser realizado pela plataforma Siga. Os docentes, que ainda não tiverem seus projetos cadastrados no SIGA, deverão providenciar o cadastro do mesmo, já que não será mais possível solicitar a renovação do projeto através de ofício.
Confira aqui os procedimentos necessários para a renovação de projeto.
Outras informações: (32) 2102-3959 (Gerência de Projetos)