Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em desenvolver projetos de extensão a partir do mês de março já podem submeter suas iniciativas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O segundo período para institucionalização de novos projetos em 2013 começou nesta sexta (1) e vai até o dia 22 de fevereiro. As propostas devem contemplar ações nas áreas de meio ambiente, saúde, trabalho, educação, tecnologia e produção, direitos humanos e justiça, comunicação ou cultura.
Apenas docentes podem submeter propostas. O formulário eletrônico deve ser acessado através do ícone “Extensão” disponível no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Segundo a gerente de projetos Cláudia Folhadella, os professores devem usar somente o Mozilla Firefox. “Alguns professores usam outros navegadores e reclamam que as caixas de diálogo não aparecem e as informações inseridas não são salvas. Por isso, pedimos que seja usado outro programa.”
Procedimentos
O docente deve clicar em “Novo Projeto” para que o formulário seja aberto. Para projetos contínuos, o campo “data de fim” não deverá ser preenchido. O Siga permite ao docente coordenador da ação acrescentar à equipe um vice-coordenador, além de colaboradores docentes, técnicos e externos. No item “Descrição”, deverão ser inseridas as principais informações, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. O professor também deverá informar o número de bolsas pretendidas e sua justificativa, de acordo com as necessidades das atividades.
A última etapa é a “Planilha de Recursos”, que deverá ser preenchida somente em casos de ações que possuem alguma fonte de renda proveniente de um parceiro externo. O professor deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos. Algumas iniciativas extensionistas são realizadas em parceria com empresas ou órgãos externos. Nesse caso, a guia “Parceiro” deverá ser preenchida com os dados da instituição e do profissional responsável pelo convênio. Caso o estabelecimento não esteja listado no Siga, o docente deverá entrar em contato com a pró-reitoria, pelo e-mail secretaria.proex@ufjf.edu.br, e solicitar o cadastramento do mesmo. Com a aprovação do projeto, será providenciado o convênio.
Submissão
Após o preenchimento dos dados, o interessado deverá gerar o arquivo em PDF pelo próprio sistema, através do botão “Formulário de Inscrição/Renovação”. O documento gerado deve ser aprovado e assinado pelo chefe do departamento, diretor da unidade e, em caso de convênio, pelo parceiro externo. Posteriormente, o projeto deverá ser encaminhado à Proex, sob a forma de processo. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão por meio de ofício, enviado pela pró-reitoria, as informações sobre a aprovação e o número de bolsistas alocado.
Renovação de projetos
Os coordenadores que desenvolveram ações extensionistas em 2012 e querem dar continuidade em 2013 devem, obrigatoriamente, preencher o relatório final, disponível no Siga, e renová-los até o dia 28 de fevereiro. Os procedimentos necessários estão disponíveis no site da Proex.
Outras informações: (32) 2102-3959 (Gerência de Projetos)