“Proporcionar a discussão sobre a identidade e demarcação de terras das comunidades quilombolas”. Com essa proposta, o professor da Faculdade de Geografia, Leonardo Carneiro, promove o evento “Kizomba Namata” entre os dias 26 e 28 de outubro. A primeira edição do encontro contará com a presença de treze grupos.
Atualmente, há registro de cerca de duas mil comunidades quilombolas no país, que lutam pelo direito de propriedade de suas terras concedido pela Constituição Federal de 1988. Minas Gerais conta com 400 grupos distribuídos em 155 municípios, de acordo com o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes).
Conferências, mesas redondas, diálogos direcionados, oficinas, exposição de fotografias e apresentações culturais compõem a programação. Carneiro afirma que eventos como esse “proporcionam às instituições participantes informações sobre a vivência rural e as experiências dessas comunidades”. O professor ainda destaca que no encontro será exibido o documentário “Endireita mundo – a marcha aos quilombos”, produzido pelo Laboratório de Etnobotânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFJF).
Inscrições
O evento é gratuito e destinado a todos que tenham interesse pelo tema. As inscrições devem ser feitas até dia 24 de outubro pelo email kizombanamata@hotmail.com. As palestras serão realizadas no anfiteatro do antigo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e as apresentações no saguão central das pró-reitorias.
Confira a programação aqui.
Grupos confirmados:
Botafogo
Colônia do Paiol
São Bento
São Sebastião da Boa Vista
São Pedro de Cima
São José da Serra
Guiné
Zimbábue
Quilombo Urbano de Ponte Nova
Comunidade de Airões
Folia de Reis Sagrada Família de Acaiaca
Grupo de Congada de Airões
Folia de São Sebastião de Acaiaca
Outras informações: (32) 2102-3268/3108 ou pelo email kizombanamata@hotmail.com.