Jornada promove debate sobre saúde e direitos da mulher

Jornada foi realizada no anfiteatro da Faculdade de Direito

A II Jornada Interdisciplinar de Saúde da Mulher teve início na última quinta (20) com a apresentação do projeto de extensão “De Peito Aberto”, coordenado pela professora Simone Carvalho, e com a palestra ministrada pela coordenadora especial de políticas para mulheres, Sônia Parma.

O evento, promovido pelo Programa de Prevenção e Acompanhamento Integrado no Câncer de Mama, teve 120 acadêmicos inscritos. Segundo a psicóloga e membro da comissão organizadora, Hila Martins, a importância da jornada é que todos os temas abordados nas palestras e mesas redondas são relacionados à saúde da mulher. “São temas de grande relevância no mundo feminino, como câncer de mama e violência contra a mulher. Selecionamos esses assuntos de uma forma que eles possam contribuir na formação dos acadêmicos e na assistência dos profissionais de saúde.”

Para a professora Simone, coordenadora e organizadora da jornada, a discussão dos temas visa a colaborar com a formação de futuros profissionais. “Queremos que os alunos tenham um olhar mais integral, mais abrangente e mais ampliado de saúde da mulher. Não queremos que eles olhem a mulher somente no seu aspecto biológico.”

As mesas redondas são importantes atrações da jornada. Para Hila, elas ajudam na discussão dos temas, por serem compostas por uma equipe interdisciplinar. O evento conta com três mesas, que abordam planejamento familiar, incontinência urinária e sexualidade feminina.

Multidisciplinaridade

Evento contou com a participação de alunos de diversos cursos da área de saúde

A jornada contou com público diversificado. Entre eles, alunos e profissionais de diversas áreas, como medicina, fisioterapia, enfermagem e serviço social. Durante as palestras foram distribuídos brindes, como livros e pen drives. Para o estudante de fisioterapia, Ralf Braga, o evento abordou adequadamente, de forma multiprofissional, a questão da saúde da mulher. “Hoje o sistema de saúde tem buscado profissionais que saibam um pouco de cada coisa, e não profissionais segmentados. A intenção do evento é promover essa integração, essa troca de experiências entre as diversas áreas da saúde. Por isso, resolvi participar da jornada.”

Sônia Parma debateu a importância da área de saúde em casos de violência contra a mulher

A estudante do curso de medicina, Renata Trindade, decidiu participar do evento pela temática abordada e pela complementação da aprendizagem. “A jornada vai ajudar na ampliação da minha visão da mulher como um ser que necessita de uma integração das diversas especialidades da saúde.” Já Natália Carvalho, estudante de enfermagem, quer levar os temas discutidos para seu futuro profissional. “Eu acho os temas muito interessantes. Para os alunos da enfermagem, que lidam diretamente com essas questões, acrescentar o conhecimento que os palestrantes trazem é bastante válido.”

Violência contra a mulher

A jornada também contou com a palestra “Violência contra a mulher”, proferida pela coordenadora especial de políticas para mulheres, Sônia Parma. Entre os principais assuntos apresentados, Sônia abordou as políticas de prevenção para mulheres, a violência familiar e as medidas preventivas.

Para ela, hoje as políticas de atendimento à mulher passam pelo enfrentamento da violência doméstica e familiar. “Esse enfrentamento tem, entre outros eixos, a questão da saúde. É importante discutir esse tema, pois os agentes de saúde contribuem para a prevenção e para o tratamento dos agravos da violência contra o sexo feminino.”