Começa nesta segunda (29) o curso “Tradução Audiovisual e Acessibilidade”. O evento, coordenado pelo professor da Faculdade de Educação, Carlos Henrique Rodrigues, será realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped) em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O evento irá abordar a acessibilidade audiovisual, construindo uma reflexão fundamentada no campo dos Estudos da Tradução em relação aos processos de audiodescrição, legendação e janela com TILS. Segundo Rodrigues, o público conhecerá um pouco mais sobre esse tema. “O curso vai transpor as barreiras de acessibilidade.”
O evento é voltado para equipes do Neped e do Cead, intérpretes da UFJF e representantes da Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi), da Comissão Permanente de Seleção (Copese), da Produtora de Multimeios da Faculdade de Comunicação Social, da Secretaria de Comunicação, da Supervisão de Atenção à Educação na Diversidade (Saedi/PJF), da Divisão de Equipe Pedagógica (Divep/SER) e do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.
O curso será realizado no Cead, entre os dias 29 e 31 de agosto, conforme a programação abaixo:
– Segunda (29/08): Audiodescrição
– Terça (30/08): Audiodescrição e Legendação/legendagem para surdos
– Quarta (31/08): Legendação/legendagem para surdos e Janela com TILS
Palestra
Na segunda (29), a partir das 19h, ocorrerá uma palestra no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE) sobre “Tradução Audiovisual e Acessibilidade: avanços, transformações e perspectivas”.
A palestra terá como convidada a professora da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora do CNPq Vera Lúcia Santiago de Araújo. A conferência contará também com interpretação simultânea para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Ela será voltada para alunos e professores da UFJF, principalmente dos cursos de Pedagogia, Letras e Comunicação Social, além dos profissionais de Juiz de Fora e região envolvidos com inclusão e acessibilidade, mídia, comunicação e tradução audiovisual. Para aqueles que se interessarem, é necessário se inscrever até sábado (27). As vagas são limitadas.
Faça sua inscrição para a palestra aqui.