28ª Mostra de Ginástica e Arte Corporal apresenta talentos e comove público

Jovens assistidos pelo Instituto Jesus apresentam coreografia de Street Dance

A 28ª Mostra de Ginástica e Arte Corporal, realizada na última quinta-feira (7), no Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), contou com a presença de 500 pessoas, entre professores, alunos, profissionais e a comunidade. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Alice Mayer, o evento, cujo tema foi “Música em Movimento”, cumpriu o objetivo de divulgar para a comunidade externa os trabalhos e atividades realizadas pela Faefid nos campos do ensino, pesquisa e extensão. “Conseguimos desempenhar um bom trabalho com uma estrutura adequada e apresentações muito bonitas.”
Instalações

Público lotou a arquibancada do ginásio da Faefid

O evento teve início com a exposição “Instalações de Movimento”, em que os participantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com uma série de atividades com temas relacionados às disciplinas ministradas na Faculdade. Entre elas, “Namastê”, na qual o público assistiu aos vídeos relacionados à ioga, “Sensações”, em que as pessoas experimentavam suas diferentes sensações e testavam seu reflexo, “Bailar só”, na qual os participantes tinham a liberdade de improvisar movimentos de dança junto aos integrantes do Grupo de Dança da UFJF, e a “Sensibilidade Humana”, em que os cinco sentidos do público eram testados em um circuito preparado pelos alunos da disciplina Introdução ao Estudo da Corporeidade.

A dona de casa Valéria Guilhermina achou interessante a maneira como os sentidos foram testados. “Achei uma experiência muito legal, pois nós, donas de casa, estamos acostumadas a sentir muitos cheiros e sabores. É curioso quando somos privados de um dos nossos sentidos para que o outro seja aguçado.” Outra modalidade que fez sucesso entre os participantes foi a de “Instalações Musicais”, em que os alunos da Faefid e do Instituto de Artes e Design (IAD) fizeram uma apresentação de voz e violão cantando músicas populares.

Apresentações

Além das instalações, os participantes puderam conferir vídeos, painéis, apresentações de dança e coreografias de ginástica executadas por aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes da Faefid, alunos do Colégio de Aplicação João XXIII e de institutos parceiros da UFJF.

Para Raul Magalhães, integrante do grupo Street Dance Soul, do Instituto Jesus, é muito gratificante se apresentar no evento. O menino, de treze anos, vê na dança uma forma de se expressar. “Antes minha vida era monótona. Eu não tinha nada para fazer e não gostava de estudar. Depois da dança, percebi a importância do estudo e da disciplina. Gosto de passar a energia que está aqui dentro de mim para as pessoas nas minhas apresentações.”

A mãe do pequeno dançarino, Luciene Magalhães, conta que as notas do menino melhoraram bastante. “Eu incentivo muito, pois se ele não estivesse dançando, poderia estar na rua. Acho muito importante esse tipo de evento que valoriza e incentiva o talento dos alunos.”

Galeria de fotos: