O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Programa de Extensão Universitária 2011 (Proext). Com o novo prazo, os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até as 18h da próxima quarta-feira (13) para entregar na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) a versão impressa da proposta de programa ou projeto extensionista, além da declaração de aprovação, que devem ser geradas por meio do Sigproj/MEC (Sistema de Informação e Gestão de Projetos).
Neste ano, o edital 04/2011 do Ministério da Educação prevê investimentos de até R$ 50 mil para projetos e de até R$ 150 mil para programas de extensão selecionados pela comissão avaliadora da iniciativa. Para submeter propostas no Proext, o interessado deve, primeiramente, cadastrar no Sigproj/MEC dados relativos ao seu projeto ou programa. Antes da proposta ser encaminhada ao MEC, esta deve ser aprovada pela Proex, conforme exigência do edital.
Após ser avaliada pela Pró-Reitoria, o interessado deverá anexar a declaração de aprovação no SigProj, para só depois encaminhar a proposta. O envio online deverá ser efetivado até o dia 18 de abril pelo próprio docente. Os projetos e programas sem o aval da Proex não serão avaliados pelo MEC. Até a última sexta (8), quatro propostas da UFJF foram submetidas ao Proext 2011 (ver abaixo).
O edital prevê apoio a iniciativas extensionistas em 13 linhas temáticas (ver quadro). Caso o número de propostas da UFJF ultrapasse o limite determinado pelo MEC, caberá à Pró-Reitoria selecionar quais serão enviadas.
Confira o edital aqui.
Propostas já aprovadas pela Proex e submetidas ao MEC:
1) Projeto: Rastreamento e Prevenção de Hepatites Virais na Zona da Mata Mineira
Professor: Fábio Heleno de Lima Pace
Linha Temática: Promoção de Saúde
2) Projeto: As Práticas Artesanais do Município de Seritinga-MG como meio de inclusão produtiva através de organização associativa
Professora: Luciana Bittencourt Villela
Linha Temática: Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza
3) Projeto: Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima: Diagnósticos dos saberes necessários para uma educação ambiental e patrimonial
Professora: Maria Lúcia Pires Menezes
Linha Temática: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro
4) Programa: Produção de Plantas Medicinais e Fitoterapia
Professor: Daniel Sales Pimenta
Linha Temática: Promoção de Saúde