Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que se inscreveram para participar das operações de julho de 2011 do Projeto Rondon devem entregar, impreterivelmente, na Pró-reitoria de Extensão até o dia 23 de fevereiro a proposta de trabalho (em CD) para a operação ao qual foram designados.
Neste semestre, quatro equipes da UFJF tiveram suas inscrições confirmadas pelo Ministério da Defesa (ver quadro). De acordo com a gerente de projetos de extensão, Cláudia Folhadella, as propostas de trabalho devem ser redigidas de forma objetiva, conforme as exigências do edital. “Elas devem atender as especificações do convite e conter ações para as quatro áreas do conjunto escolhido. O professor também deve apresentar um diagnóstico do município. Para isso, é necessária a realização de uma pesquisa prévia.”
Resultado
A lista final das propostas selecionadas para participarem das operações será divulgada no dia 19 de março no site do Projeto Rondon. Após a publicação do resultado, a comissão organizadora realizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, que tem como objetivo ajustar a proposta à realidade e à necessidade da comunidade local. Neste ano, cada equipe inscrita será formada por dez integrantes, sendo um professor e, no mínimo, oito estudantes, que devem estar cursando a segunda metade do curso de graduação e não terem participado de operações anteriores.
Operações
As atividades serão realizadas entre os dias 11 e 30 de julho. Nesse período, o Projeto Rondon realizará as operações Peixe-Boi, no estado do Amazonas, Oiapoque, no Amapá, Arara Azul, no Mato Grosso do Sul, e Tuiuiu, em Mato Grosso. A previsão é de que 1.200 estudantes e professores universitários de todo o país participarão do Projeto Rondon nas 61 cidades participantes.