Um comemora 15 anos de atividades para a “Dinamização do Ensino de Ciências e Zoologia: Integração Escolas-Departamento de Zoologia”. O outro tem mais de uma década promovendo “Física e Cidadania”, com objetivo puro e simples de desmistificar a ciência. No entanto, ambos os projetos da Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) articulam a mesma missão: espalhar o conhecimento, aproximá-lo de crianças e adolescentes e, assim, cativá-los.
A iniciativa da área de Biologia se orgulha de levar aos alunos os animais microscópicos, invertebrados e vertebrados, enfocando a importância e a preservação. Além da observação de seres vivos, viabiliza palestras sobre comportamento e ecologia destes organismos. De maneira dinâmica, a definição de quais grupos de animais serão abordados varia de acordo com cada turma visitante.
Já a ação advinda da Física responde a questões intrigantes que nos cercam: por que os pássaros não tomam choque no fio de alta tensão? O que faz os peixes ficarem parados dentro d’água? Como se explica o sistema touch screen? Ela se baseia na tentativa de evidenciar como os conteúdos, além de fundamentais para a sociedade, podem ser interessantes e necessários para nosso cotidiano.
De acordo com a coordenadora do projeto “Dinamização do Ensino de Ciências e Zoologia”, a professora Sônia Sin Singer Brugiolo, cerca de 500 estudantes são atendidos por ano. “Os professores que os acompanham preenchem um relatório após a visita e manifestam grande satisfação pela forma como são recebidos. Além disso, comentam que os alunos atendidos ficam fascinados por verem os animais e poderem manuseá-los, porque só os conhecem nos livros. O sucesso é tanto que já tem escolas esperando serem atendidas no primeiro semestre do ano que vem.”
Segundo o professor José Roberto Tagliati, o projeto ‘Física e Cidadania’ trata do desenvolvimento de um site no qual conteúdos científicos, estratégias de ensino nas formas teórica e experimental, curiosidades e informações diversas são compilados de forma a fomentar a divulgação da ciência, bem como facilitar a ação docente, fazendo com que professores, estudantes e o público em geral possam escolher aportes de acordo com suas necessidades e interesses.”
Repercussões
A docente Sônia Sin Singer Brugiolo conta ainda que esse projeto já ajudou muitos alunos do ensino médio na decisão de que curso fazer na Universidade. “Já encontrei vários que disseram ‘é isso que eu quero ser’ depois de uma visita. E, de fato, hoje são professores de ciências com mestrado.”
Nos 10 anos de atividades, diversas pessoas já usaram os conteúdos online, disponível em www.ufjf.br/fisicaecidadania, a começar pelos inúmeros acadêmicos que trabalharam no projeto, disseminando a ideia, bem como fazendo dela a base de sua vida profissional. “É importante salientar que o grande mérito dessa ação consiste na compilação, em um único local, de informações dos mais diferentes níveis, de acordo com os interesses de professores, estudantes de nível básico e superior, curiosos e demais interessados,” afirma o docente José Roberto Tagliati.
No espaço virtual, “Física e Cidadania” disponibiliza glossário para esclarecimento de termos, explicações sobre curiosidades, links, além da apresentação de diversos conteúdos como acústica, astronomia, mecânica, hidrostática e óptica. Também há textos instrutivos e dados históricos sobre figuras importantes como Aristóteles, Galileu Galilei e Albert Einstein. Além da ferramenta online, a equipe se disponibiliza a visitar escolas para realizarem uma breve apresentação de tópicos sobre o estudo da física.
Outras informações: (32) 3229 – 3218 (Agendamento de visitas no projeto “Dinamização do Ensino de Ciências e Zoologia”)
(32) 2102 – 3204 – (Curso de Ciências Biológicas)
(32) 2102 – 3313 / 2102 – 3307 / 2102 – 3312 ramal 216 para todos os números (Projeto “Física e Cidadania”)