Fechar menu lateral

MDA e CNPq lançam edital de avaliação dos territórios rurais

Está aberto o edital para a seleção de propostas de pesquisa e extensão para o processo de avaliação e acompanhamento do Sistema de Gestão Estratégica (SGE) do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT/MDA. Serão financiadas 60 células de acompanhamento e informação no valor global estimado de R$ 19,6 milhões da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, responsável pela implantação do Programa.

De acordo com o edital, o objetivo é “articular institucionalmente e operacionalmente as Universidades, os Territórios Rurais e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) para o estabelecimento do Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais”. Dessa forma, pretende-se estimular o desenvolvimento dos processos de acompanhamento, avaliação e informação nos territórios por meio de Células de Acompanhamento e Informação, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos.

Para participar o proponente deve ser doutor, mestre ou especialista com experiência no tema do projeto, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto. O prazo máximo para a execução das propostas  é de 36 meses.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq via internet através do formulário on-line disponível na plataforma Carlos Chagas até o dia 22 de fevereiro. A divulgação dos resultados estará disponível a partir do dia 15 de março. Mais informações sobre o edital no site www.cnpq.br.