Os docentes que desenvolveram projetos de extensão no ano de 2013 e darão continuidade ao longo deste ano, além daqueles que pretendem submeter propostas de novos projetos, têm até o dia 27 de junho para efetuar o procedimento. Para solicitar a renovação, o docente coordenador do projeto deve entregar impressos na Pró-reitoria de Extensão o relatório anual de atividades e o formulário de renovação, ambos gerados pela plataforma Siga. Não é necessária a abertura de um novo processo, pois os documentos enviados serão anexados ao processo já existente.
Para efetuar o procedimento, o docente deve acessar seu projeto no Siga, através do navegador Mozilla Firefox, e preencher o relatório final de atividades por meio do botão de mesmo nome. Finalizando o preenchimento, é necessário clicar em Gerar Relatório, para que o mesmo seja exportado para PDF. O documento impresso deve ser assinado e carimbado pelo coordenador.
Após finalizar o relatório, o docente deve solicitar a renovação. Ao clicar no botão “Renovação” será gerado um novo projeto no sistema, com data de início igual à atual. Para imprimir a solicitação, o professor deve abrir o projeto no Siga e clicar no botão Formulário de Inscrição/Renovação. O documento deve ser assinado pelo coordenador. Caso haja algum convênio para o desenvolvimento do projeto que não esteja mais em vigor na presente data, é necessário que o formulário também seja assinado pelo chefe de departamento, diretor da unidade e parceiro externo. O sistema só aceitará a renovação se o relatório anual tiver sido preenchido corretamente.
Novos Projetos
Os docentes interessados em criar projetos extensionistas devem submeter suas propostas também até o dia 27 de junho. As atividades devem contemplar ações nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, saúde ou trabalho.
O cadastro deve ser efetuado no Siga, por meio do ícone “Extensão”. Só serão avaliadas as propostas inscritas na plataforma. Para que o formulário seja aberto, o professor deve clicar em “Novo Projeto”. Para ações contínuas, o campo “Data de fim” não deve ser preenchido. No formulário, o coordenador da ação pode acrescentar à equipe um vice-coordenador, um coordenador técnico, além de colaboradores docentes, técnicos e externos. Na aba “Descrição”, os docentes devem inserir dados acerca do projeto, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público-alvo, além do número de bolsas pretendidas e sua justificativa, conforme as necessidades das atividades.
A “Planilha de Recursos” só deve ser preenchida em casos de ações que possuam alguma fonte de renda proveniente de um parceiro externo. Nesse caso, o professor deve informar uma estimativa de como serão usados os valores durante o desenvolvimento dos trabalhos. Alguns projetos de extensão são realizados em parceria com empresas ou órgãos externos. Se for o caso, a guia “Parceiro” dever ser preenchida com os dados da instituição e do profissional responsável pelo convênio. Se o estabelecimento não estiver listado no Siga, é necessário entrar em contato com a Proex, pelo e-mail extensao.proex@ufjf.edu.br, e solicitar o cadastro do mesmo. Com a aprovação da iniciativa, o convênio será providenciado pela Proex.
Submissão
O interessado deve gerar o arquivo em PDF pelo Siga, por meio do ícone “Formulário de Inscrição/Renovação”. O documento gerado deve ser aprovado e assinado pelo chefe do departamento, diretor da unidade e, em caso de convênio, pelo parceiro externo.
Com as assinaturas colhidas, o projeto deve ser encaminhado à Proex sob a forma de processo, aberto na secretaria da Unidade Acadêmica. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão, por meio de e-mail enviado pela Proex, as informações sobre a aprovação e o número de bolsistas alocados.
Outras informações: (32) 2102-3959 (Gerência de Projetos)