Fechar menu lateral

Seminário busca respostas eficazes para a redução da criminalidade; inscrições abertas

V seminário de prevenção social à criminalidadeSegundo dados do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen), publicados em julho de 2012, o número de pessoas presas no Brasil é quase quatro vezes maior ao registrado em 1995. Com o objetivo de buscar respostas mais eficazes para a redução da violência, o Centro de Prevenção à Criminalidade de Juiz de Fora, em parceria com a UFJF e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizará a quinta edição do Seminário de Prevenção Social à Criminalidade.

O evento promoverá discussão para potencializar os fatores de proteção e minimizar os de risco que expõem pessoas ao crime e à violência. De acordo com a gestora social do Centro de Prevenção à Criminalidade de Juiz de Fora e uma das organizadoras do evento, Arine Martins, “a política criminal vigente no Brasil tem como instrumento a repressão e punição como única ferramenta contra a criminalidade. Com o seminário, queremos estimular uma reflexão que permita a percepção de que existem alternativas mais eficazes que o cárcere privado”.

Inscrição
O Seminário será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 13h na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade, localizada na Avenida dos Andradas, 696, Morro da Glória. Neste ano, a temática central é a participação social na segurança pública e o evento contará com mesas de debate que discutirão temas como movimentos sociais, controle social das políticas públicas, legalização das drogas e prevenção à criminalidade.

Destinado a profissionais de segurança pública, estudantes de direito e assistentes sociais, o evento é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições devem ser realizadas no site www.institutoelo.org.br. Os participantes receberão certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão.

Confira aqui a programação completa.

Outras informações:

(32) 3212.9714 – 3212-2544 (Centro de Prevenção à Criminalidade de Juiz de Fora)