XXII Seminário Nacional de Segurança das IPES debate estratégias para proteção do patrimônio das Universidades

Folder-Oficial-Fundo-Branco-300x231Refletir sobre estratégias de segurança para a proteção do patrimônio das universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia será um dos principais pontos em discussão no XXII Seminário Nacional de Segurança das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Neste ano, o evento será realizado entre os dias 23 e 28 de setembro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O secretário da Supervisão de Segurança da UFJF e um dos coordenadores do evento, Mauro Dornella, ressalta que o seminário é uma oportunidade para aprimorar conhecimentos na área de proteção ao patrimônio e para capacitar servidores envolvidos nos serviços de segurança das IPES. “É o momento de discutir e ampliar os diálogos acerca da conjuntura política atual do cenário nacional e internacional e, principalmente, sobre a transferência de conhecimentos técnicos, táticos, operacionais e psicológicos na área de segurança, com ênfase na defesa patrimonial e da vida.”

Para os organizadores do evento, Luis Antônio (à esq.) e Mauro Dornella, evento permitirá a troca de experiências entre os setores de segurança das diferentes universidades (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

Segundo um dos membros da Comissão Local do Seminário, Luis Antônio de Oliveira, um dos propósitos do evento é conscientizar vigilantes e demais envolvidos na preservação e manutenção do patrimônio público. “O seminário buscará estabelecer diálogos e integrações entre as unidades da Universidade para contribuir com a acessibilidade e mobilização das pessoas dentro da instituição.”

Programação
O evento tem como público-alvo os vigilantes das IPES e dos institutos federais. A estimativa é de que aproximadamente 600 pessoas participem do encontro este ano. A grade de programação busca atender às necessidades desse público e contará com palestras, grupos e mesas de discussão.

O seminário abordará temas como Políticas Públicas de Segurança nas IPES, Projetos de Leis em Tramitação no Congresso, Incentivo a Qualificação e Capacitação dos Vigilantes da UFJF e Programa de Saúde para os Vigilantes. A programação está articulada para orientar os profissionais da segurança e de outros segmentos, como servidores, alunos e professores, além de incentivá-los a serem parceiros em medidas pró-ativas de prevenção ao patrimônio federal e à integridade daqueles que circulam no campus.

O Seminário será realizado entre os dias 23 e 28 de setembro, no auditório do Prédio Engenheiro Itamar Franco, localizado na Faculdade de Engenharia. Os interessados podem se inscrever pelo site do evento até a o dia 23 de setembro.

Faça aqui a sua inscrição.

Outras Informações: (32) 2102-3945 (Organização do XXII Seminário Nacional de Segurança das IPES)