Com o objetivo de diminuir o déficit cultural e permitir a vinculação do saber acadêmico com as diversas expressões artísticas, a Faculdade de Letras da UFJF criou em 2002 o projeto “Cultura no Campus”. Coordenada pela professora da Faculdade de Letras, Enilce Rocha, em parceria com o professor André Monteiro, a iniciativa realiza semestralmente ciclos de cinema. Neste semestre, as atividades estão sendo realizadas no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) sempre às quartas-feiras, às 19h30.
Iniciada em julho, a mostra traz como tema “Crianças e adolescentes: um outro mundo é possível”. Até o fim de agosto, serão apresentados e debatidos os filmes “Iracema”, “Eu não tenho medo” e “Nascidos em Bordéis”. A coordenadora da iniciativa Enilce Rocha destaca a importância de se desenvolver um olhar diferenciado sobre o cinema e de fomentar o debate acerca das questões sociais. “A cidade vive um vazio cinematográfico. O cinema, enquanto arte e cultura, desapareceu. Precisamos transformar essa realidade e passar a entender a arte como parte fundamental da formação cultural”.
Ao final de cada exibição, são realizadas discussões em torno da cultura e da política, com o objetivo de repensar a sociedade por meio do cinema. Segundo Enilce, por meio dos encontros, mediados sempre por um cineasta local, o projeto busca possibilitar o diálogo entre a academia e a sociedade e a formação crítica através da mediação cultural.
As inscrições são gratuitas. Os interessados podem se inscrever na secretaria da Faculdade de Letras (Fale) ou pelo e-mail ciclodecinemafaleufjf@gmail.com.
Confira abaixo a programação do ciclo:
– 07/08: Iracema (Jorge Bodanzky, 1976)
Mediação: André Monteiro
– 14/08: Eu não tenho medo (Gabrielli Salvatores, 2012)
Mediação: Claudia Rangel
– 21/08: Nascidos em Bordéis (Z Briski e R. Kaufmann,2004)
Mediação: Wagner Lacerda