Já está disponível a lista das 37 propostas homologadas no primeiro edital do programa Participa Minas, que destinará R$ 1,4 milhão a projetos interinstitucionais de extensão universitária em interface com a pesquisa voltados ao desenvolvimento sustentável, prevenção, mitigação e correção dos impactos da mineração em Minas Gerais. O Programa é resultado de um Termo de Compromisso firmado, em abril de 2023, entre o Ministério Público Federal (MPF), a UFV e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), e reflete uma parceria entre as instituições integrantes do Foripes-MG (Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais).
Conforme o edital, os recursos das propostas não homologadas poderão ser apresentados em formulário próprio, nos dias 5 e 6 de setembro. Ao todo foram submetidos 43 projetos de nove universidades integrantes do Fórum das Instituições Públicas do Estado Minas Gerais (Foripes).
O resultado final das propostas homologadas será divulgado no dia 12 de setembro. Já o resultado preliminar do Programa está marcado para 25 de outubro e o final para 6 de novembro. Todo o processo avaliativo será acompanhado pelo Ministério Público Federal, que também validará os projetos classificados. Ao todo serão selecionadas 14 propostas. Cada uma receberá R$ 100 mil. Os projetos aprovados terão vigência de dois anos: de novembro de 2024 a novembro de 2026.