O dia 5 de julho de 2024 foi marcado pelo lançamento de um edital significativo para o ensino superior em Minas Gerais. O evento de lançamento do edital foi coordenado e sediado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, na pessoa de seu reitor Demetrius David da Silva. Estiveram presentes Reitores e pró-reitores das 11 universidades que compõem o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes).
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esteve presente com a presença da nossa reitora, Profª Girlene Alves e a pró reitora de extensão Profª Érika Andrade, demonstrando o engajamento das instituições mineiras na promoção do desenvolvimento regional através da extensão universitária.
O edital, fruto de um Termo de Compromisso entre o Ministério Público Federal (MPF), a UFV e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), destina R$ 1,4 milhão para financiar projetos de extensão universitária focados no desenvolvimento sustentável e na gestão dos impactos da mineração no estado. Iniciativas como esta buscam mitigar os efeitos negativos da mineração em Minas Gerais, conforme destacado pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva durante o evento.
Os recursos, geridos pela Funarbe, poderão beneficiar propostas com até R$ 100 mil para bolsas de extensão, serviços e outras necessidades relacionadas aos projetos aprovados. Este financiamento é resultado de um acordo estabelecido com a Samarco, em função do descumprimento de obrigações legais.
Para mais detalhes sobre o edital e como participar, o documento está disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFJF.