Fechar menu lateral

Projeto de Extensão “Plantando Conhecimento para um Futuro Brilhante” Reconhece Talentos na Versão Mirim da Olimpíada de Matemática

Projeto de Extensão “Plantando Conhecimento para um Futuro Brilhante” Reconhece Talentos na Versão Mirim da Olimpíada de Matemática

No último dia 18, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) premiou mais de 120 crianças da cidade que se destacaram na versão infantil da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Estes talentosos alunos, com idades entre 6 e 9 anos, frequentam os primeiros anos do Ensino Fundamental, do 2º ao 5º ano.

 

Esta iniciativa, conduzida pelo projeto de extensão da UFJF intitulado “Plantando Conhecimento para um Futuro Brilhante: Olimpíada Mirim – Obmep”, é uma inovação no âmbito nacional. Seus objetivos principais abrangem a ampliação da participação das escolas nas olimpíadas de matemática, proporcionando uma vivência olímpica aos alunos e combatendo os estigmas relacionados à disciplina, ao apresentar a prova de forma mais lúdica e menos competitiva.

 

“A prova é sempre ricamente ilustrada e colorida, cativando o interesse das crianças. Percebemos que os alunos não se preocupam em ser os primeiros ou os últimos, eles querem participar, sentir-se envolvidos”, destaca a professora Joana Darc da Cruz, coordenadora do projeto, juntamente com as professoras Flaviana Andrea Ribeiro e o professor Sandro Mazorche, todos do Departamento de Matemática da UFJF.

 

 

Na cerimônia estiveram presentes não apenas os premiados e suas famílias, mas também autoridades e representantes da comunidade educacional, como a reitora da UFJF, Girlene Alves; a pró-reitora adjunta de Extensão, Andréia Queiroz; o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Eduardo Barrére; a secretária de Educação de Juiz de Fora, Nádia Ribas; e a gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Caroline Souza Ferreira.

 

“Por trás do que presenciamos hoje, há um esforço significativo, e ainda há muito a ser feito para que o projeto cresça e alcance mais alunos. Quando uma criança recebe um prêmio, mesmo que simbólico, por uma conquista pessoal, isso a incentiva a estudar e planta a semente que, no futuro, poderá levá-la à universidade federal”, observa o professor Sandro Mazorche.

 

Na segunda edição, a Obmep mirim contou com a participação de mais de 375 escolas em todo o país. Em Juiz de Fora, 22 escolas públicas e sete privadas participaram da competição regional. Do total, doze escolas foram homenageadas durante a cerimônia. Entre elas: Colégio de Aplicação João XXIII, Colégio Magnus, Escola Estadual Professor Lopes, Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes, Escola Estadual Professor José Freire, Colégio Academia, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – Juiz de Fora, Escola Estadual Mercedes Nery Machado, Colégio Estrutura de Ensino Fundamental, Colégio Stella Matutina, Escola Municipal Fernão Dias Paes e Escola Municipal Manuel Bandeira.

 

As inscrições para a terceira edição estão abertas até 21 de junho e podem ser realizadas através do e-mail do projeto de extensão: olimpiada.mirim@ufjf.br.

 

Fotos do evento no link a seguir: https://www.flickr.com/photos/200753691@N08/albums/72177720317135373/