Fechar menu lateral

Proex lança editais para seleção de propostas do Boa Vizinhança em JF e GV

31A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou nesta terça-feira, dia 28, dois editais para a seleção de novos projetos extensionistas, com pleito de bolsas, para o Programa Boa Vizinhança, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. A submissão de propostas deve ser realizada até o dia 1° de agosto, de forma eletrônica, por meio do Siga-Extensão.

Podem participar do processo seletivo docentes efetivos ou substitutos;  técnico-administrativos em educação (Taes) com nível superior, pertencentes ao quadro da UFJF, e professores convidados.

Confira os editais 05/2022  e 06/2022 na íntegra.

Ambos os editais têm a finalidade de estimular, apoiar e promover, projetos extensionistas, no âmbito do Programa Boa Vizinhança, que atendam às demandas de diferentes segmentos da sociedade civil de Juiz de Fora e Governador Valadares, fortalecendo a ação transformadora da extensão sobre os problemas sociais e estabelecendo uma relação dialógica entre extensionistas e sociedade.

“A proposta desses editais é incentivar a elaboração de ações que atendam às demandas diretamente apresentadas pelos movimentos sociais, associações, coletivos culturais e escolas, nos dois municípios. Isso significa ouvir as reais necessidades que a comunidade externa apresenta à UFJF, fomentando um diálogo expressivo da Universidade com a comunidade, e enriquecendo a formação dos nossos estudantes a partir dessa relação da instituição com a sociedade civil”, ressalta a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Vagas para bolsistas e voluntários

Serão concedidas bolsas de extensão aos projetos propostos por docentes e técnico-administrativos em educação das diferentes unidades acadêmicas e setores dos campi da UFJF, aprovados conforme regras estabelecidas nos editais, dentre as quais contemplar as grandes áreas de demandas do Programa Boa Vizinhança.

O coordenador do projeto, de acordo com a necessidade da proposta, poderá solicitar vagas para discentes bolsistas de graduação e vagas de voluntários de graduação, voluntários de pós-graduação e voluntários  de ensino médio.

As bolsas da modalidade extensão terão duração de 12 meses, de acordo com a vigência prevista no edital e disponibilidade orçamentária da UFJF. Serão contemplados com bolsas de extensão os projetos melhor classificados que atendam a, pelo menos, uma das demandas do Programa Boa Vizinhança.

Na avaliação das propostas, serão observados, dentre outros quesitos, justificativa e fundamentação teórica; caracterização dos beneficiários; objetivo geral, metas e indicadores; relação com projeto pedagógico do curso dos discentes a serem vinculados ao projeto; e impacto na formação profissional dos estudantes.

Em ambos os editais, o resultado final e a distribuição de bolsas estão previstos para o dia 20 de setembro.

Saiba mais:

Vídeo-tutorial para submissão de ações aos editais 05/2022 e 06/2022 – Programa Boa Vizinhança

Outras informações: extensao@ufjf.br