Projeto “Pés de Valsa” participa de festival de dança em Barbacena

Oito bailantes extensionistas da UFJF irão ao festival para a apresentação de duas coreografias (Foto: arquivo pessoal Prof. Neil Franco)

O projeto de extensão “Pés de Valsa: danças de salão” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai participar do VI Festival de Dança do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG). O evento será realizado no dia 2 de julho, no campus do IFSudesteMG em Barbacena, a 96 quilômetros de Juiz de Fora.

O professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF  e coordenador do “Pés de Valsa”, Neil Franco, conta que oito bailantes extensionistas  irão ao festival para a apresentação de duas coreografias:  “Chapéus, flores e várias intenções” e  “Toda forma de amor vale a pena!”. Os ritmos e estilos serão o bolero e o soltinho, respectivamente. “O bolero é a representação clássica do romance e das diversas interfaces que o envolvem: a paquera, a sedução, a conquista e o amor, e, também, a desilusão, o abandono e a tristeza. Já o Soltinho é uma dança com muita ginga, balanço, divertida e com uma liberdade de expressão que só se vê no Brasil. Para além de dançar, os corpos são diferentes e partilham de experiências que nem sempre se adequam ao que foi social e culturalmente delimitado como possível nas danças de salão: um homem e uma mulher bailando”, explica o docente.

Para Franco, a valorização da manifestação artística através da dança, a participação em  festivais e as apresentações em espaços públicos, dentre outras ações, demonstram o compromisso da extensão universitária com a comunidade em geral. “Levar a arte das danças de salão à população local e regional é um dos objetivos do projeto e confirma o compromisso social da UFJF”, afirma.

Teoria e prática da dança

Além de oferecer um espaço de vivências e de troca de experiências corporais, enfocando o universo das danças de salão e envolvendo a comunidade interna e externa à UFJF, o projeto de extensão “Pés de Valsa” desenvolve processos de formação inicial e continuada em teoria e prática da Dança.

“No VI Festival de Dança do IFSudesteMG, bolsistas e voluntários colocarão em prática uma das ações do projeto, que é a atuação artística e, não menos importante, todo o processo de construção que envolve a produção de uma coreografia. Para tal, estudo prático e teórico sobre os ritmos apresentados é necessário, fortalecendo a formação docente e preparando-os para sua atuação profissional após concluírem seus cursos”, destaca Franco

Ir ao VI Festival do IFSudesteMG será o primeiro contato direto dos integrantes do “Pés de Valsa” com o curso de Licenciatura em Educação Física daquela instituição e, em especial, com os responsáveis pela área de dança. “Esse contato já havia se iniciado antes da Pandemia, mas precisou ser adiado. Agora, a perspectiva é estabelecermos parcerias entre as duas instituições. Voltar ao presencial é maravilhoso. Estamos nos preparando há alguns meses para este retorno. A expectativa é muito grande e animadora”, finaliza o docente.

Saiba mais: Pés de Valsa UFJF no Instagram