Fechar menu lateral

Chamada da Fapemig financiará projetos de extensão em interface com a pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou a Chamada 11/2022 referente ao “Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa”.  A iniciativa visa a estimular o desenvolvimento econômico e social sustentável por meio do financiamento de ações que contribuam para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no Estado.

Nesse sentido, dentre as metas específicas da convocação estão estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade e fortalecer a ação transformadora da extensão como dimensão geradora de conhecimento. A pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Lívia Coimbra, ressalta que o edital da Fapemig é resultado da articulação, em Minas Gerais, do Fórum de Pró-reitores e Pró-reitoras de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior  Brasileiras (Forproex), e teve resposta positiva da Fundação.

“A Fapemig retoma este edital em um momento muito importante para as universidades públicas brasileiras, pois temos agora a determinação por lei da curricularização da extensão. A chamada é articulada com as necessidades formativas das instituições de ensino e sociais das comunidades que terão acesso a essas ações. É oportunidade de mais um espaço de aprendizado e de realização da extensão para os nossos estudantes e de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um dos indicadores adotados nas avaliações das universidades”, afirma.

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Luis Paulo da Silva Barra, afirma que a chamada Fapemig é de grande importância por possibilitar o desenvolvimento de projetos de extensão com vertente mais significativa associada à pesquisa. “Esse tipo de projeto, além do desenvolvimento de aspectos científicos e tecnológicos, possibilita um retorno mais imediato e direto à sociedade, reforçando a adequada percepção da relevância principalmente da universidade pública como fundamental para a discussão e o encaminhamento dos reais problemas de nosso país.”

Investimento de R$ 15 milhões

O edital prevê  o investimento de R$15 milhões em projetos que podem ser apresentados por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação  (ICTs) e Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos, localizadas em Minas Gerais e cadastradas junto à Fapemig. Confira a Chamada 011/2022 na íntegra.

Conforme a Fundação, serão elegíveis propostas relacionadas, prioritariamente, às dezessete temáticas vinculadas aos ODS, quais sejam: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; inovação infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

O prazo para envio de propostas vai até 25 de julho, por meio do Sistema Everest.

Saiba mais: site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)