Proex faz levantamento sobre demandas sociais de JF e GV

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, na terça-feira, 20, um levantamento, via formulário eletrônico, para conhecer melhor as demandas das populações de Juiz de Fora e Governador Valadares. A proposta viabiliza o contato direto com representantes de entidades, movimentos sociais, coletivos, organizações não governamentais e instituições.  O formulário ficará disponível até 1º de maio.

As respostas ao levantamento serão organizadas pela Proex em um banco de dados, que será disponibilizado para que os membros da comunidade acadêmica possam propor ações que atendam a essas manifestações. Este banco de demandas está sendo elaborado com a finalidade de dar continuidade ao processo de aprimoramento do atendimento de necessidades das comunidades dos territórios em que a UFJF se insere.

A iniciativa, inédita por suas dimensões, faz parte de um conjunto de ações coordenadas pela Proex visando propiciar novos espaços de atuação para a comunidade acadêmica da UFJF, em virtude da curricularização da extensão nos cursos de graduação.

“Neste momento em que a extensão se torna parte do currículo dos estudantes de todos os cursos da graduação, vamos criar um banco de demandas de ações, para que aquelas solicitações, mesmo que não atendidas de imediato, possam ficar disponíveis para professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs). Assim poderemos melhorar o atendimento às demandas da sociedade e os alunos poderão cumprir sua carga horária e complementar sua formação com a qualidade e a inserção social necessárias” explica a pró-reitora de extensão Ana lívia Coimbra.

O link para o formulário está disponível aqui

Conhecer os problemas para buscar soluções
A extensão universitária busca uma relação horizontal com a comunidade, através de escuta, diálogo e troca de conhecimentos. Por isso, é fundamental que toda sociedade civil participe do levantamento, instrumento importante para que docentes e TAEs da Universidade possam elaborar, de forma cada vez mais qualificada, propostas de ações de extensão que trabalhem com demandas sensíveis, ampliando o trabalho interventivo já desenvolvido pela UFJF em áreas estratégicas, como, por exemplo, a atuação junto à população em situação de rua.

“É muito importante ouvir a comunidade, compreender o que é necessário e desejado, para que essas ações realmente cumpram o seu papel. A participação da sociedade na UFJF começa antes mesmo de uma ação ser elaborada. É a partir dessa escuta que podemos auxiliar na solução de problemas da população, transformar a vida das pessoas que são atendidas pelos professores, técnicos, e estudantes, e propiciar uma formação de excelência para nossos acadêmicos”, ressalta Ana Lívia.

extensão@ufjf.edu.br

Pró-reitoria de Extensão no Instagram