Fechar menu lateral

Luto

Caros(as) colegas,

A Extensão da UFJF está de luto.

Recebemos a notícia da partida de Leonardo Carneiro, professor do curso de Geografia da UFJF e Pró-reitor de Extensão durante a gestão Júlio Chebli e Marcos Chein. Na PROEX, estamos tristes e recolhidos.

Em todos os momentos pelos quais passamos para debater a política de extensão na UFJF, sempre destaco que fazemos parte de uma construção histórica. O que temos hoje é resultado do comprometimento e disposição de muitos para lutar por uma universidade crítica e inclusiva, fruto das relações com os segmentos sociais que anseiam por uma instituição de ensino mais aberta, democrática e que contribua para transformação das condições de vida do nosso povo.

Essa história tem homens e mulheres reais, como o professor Leonardo, que almejam mudanças, quebra de conceitos, crenças e comportamentos.

Lamentamos a ausência, daqui para frente, de um dos nossos. Léo deixou marcas. No trabalho com a equipe de TAEs da PROEX, à época com a Luciana Bitencourt, Coordenadora de Extensão.

Fez amigos. Deixou pistas para reforçarmos ou nos desviarmos, sempre na busca pela institucionalização e pelo reconhecimento da extensão. Teve ainda uma trajetória de coordenação de projetos em áreas importantes, como a agroecologia e as relações étnico-raciais.

A Extensão sente a sua partida.

Fomos forçados a olhar para nossas vivências e a nos questionar: o que realmente vale a pena? Quais lutas valem a pena? Em meio à tristeza, nossas respostas são variadas. Mas algo deve estar presente: vale a pena a luta que é coletiva, que olha para os outros, que almeja o fortalecimento de direitos e que nos coloca, apesar das diferenças, juntos! Ao Leonardo, em nome da equipe da PROEX, manifesto nosso reconhecimento e envio energia boa para a travessia, que é só dele!

E, com força, dizemos: Leonardo, presente!

Ana Lívia Coimbra
Pró-reitora de Extensão da UFJF