Centro de Ciências está sob nova direção

O professor do Dep. de Matemática, Marco Escher, é o novo diretor do Centro de Ciências da UFJF (Foto: arquivo pessoal)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), equipamento de extensão que é referência nacional para a divulgação da ciência, está sob nova direção. O novo gestor é o professor do Departamento de Matemática e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFJF, Marco Antônio Escher

Escher foi nomeado para substituir o professor Elói Teixeira César, eleito diretor geral do Colégio de Aplicação João XXIII. Desde o ano de 2018, o docente, que é mestre e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), participa ativamente das atividades do Centro de Ciências da UFJF, tendo idealizado e implantado na unidade o Laboratório de Ciências e Educação Matemática (Lacem).

“Em 2017, eu e outros docentes do meu Departamento participamos, no Centro de Ciências, da elaboração de atividades na 6ª Jornada de Divulgação Científica, dentro das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  cujo tema foi  A Matemática está em Tudo. Naquela ocasião, o professor Elói Teixeira me apresentou todo o espaço, especialmente, um dos laboratórios multidisciplinares. E me convidou, informalmente, para organizar o Laboratório de Educação Matemática”, conta.

Sobre a parceria acadêmica com o ex-gestor do Centro de Ciências, Escher acrescenta:  “Aprendi muito com o Elói Teixeira, a quem sempre vou agradecer, assim como todas as pessoas que conheci dentro do Centro de Ciências – professores, técnico-administrativos em educação e demais trabalhadores – e que continuarão juntos nesse desafio”.

O novo diretor ressalta o desejo de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos por Teixeira, que é um dos idealizadores do Centro de Ciências. “Minha responsabilidade é continuar esse trabalho do Elói, inovar quando for possível, mas dentro disso que foi criado aqui. A ideia sempre foi manusear a ciência, deixar com que a criança, o estudante e as outras pessoas que visitam o Centro de Ciências possam interagir com as coisas e aprender com essa interação”, destaca Escher.

Conforme o professor, dentre os principais desafios da nova atribuição está a administração de um espaço público, importante para a Universidade e para toda a sociedade, na atual conjuntura de corte de verbas. “Gerir um espaço público, que serve ao público, neste cenário de corte de verbas, pelo Governo Federal, é bastante complicado. Nós tivemos cortes no número de bolsistas, nos projetos, e isso acaba incidindo naquilo que a gente gostaria de apresentar à população. Esse será um grande desafio”, afirma Escher.

Reabertura do Centro de Ciências

O novo diretor acrescenta que o Centro de Ciências e a Pró-reitora de Extensão da UFJF estão empenhando esforços para a reabertura do espaço à visitação de escolas e ao público em geral. “O Centro de Ciências é  um espaço constituído por salas fechadas, onde os visitantes manipulam os objetos ali expostos. Tão logo essas situações sejam avaliadas como possíveis e seguras, estaremos de braços abertos a voltar às nossas plenas atividades, e ainda com novidades”, conclui Escher.

Saiba mais: Centro de Ciências completa 15 anos de atividades

Outras informações: imprensa.extensao.ufjf@gmail.com