Iniciativa extensionista do campus de Governador Valadares amplia acesso à justiça e cidadania

O programa de extensão “Ambiente-se” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus de Governador Valadares (GV), recebeu esta semana uma premiação nacional no “3º Desafio de Acesso à Justiça”, organizado pelo Instituto Mattos Filho. A competição tem como objetivo incentivar e reconhecer iniciativas que buscam ampliar o acesso à Justiça no Brasil, além de fortalecer a cidadania, a democracia e os direitos humanos.

O programa de extensão da UFJF foi selecionado dentre cerca de 100 diferentes ações inscritas de 21 estados brasileiros.  O prêmio é um reconhecimento às ações extensionistas do Ambiente-se, que realiza assessoria jurídica para catadores de material reciclável e agricultores de assentamentos na organização formal de coletivos, regularização de empreendimentos e acesso a políticas públicas.

“Essa premiação é muito importante. Estamos felizes pelo reconhecimento da relevância do programa e, também, porque o prêmio, R$20 mil em dinheiro, nos ajudará a custear bolsas de extensão para os alunos participantes da iniciativa. Neste contexto de cortes promovidos pelo Governo Federal, isso será fundamental para nossas atividades”, destaca a professora do Departamento de Direito do campus de GV e coordenadora do “Ambiente-se”, Fernanda Alcântara.

Na avaliação da  pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, a conquista do “Ambiente-se” reforça a relevância social dessa iniciativa. “Nesse programa de extensão, desenvolvido no campus de Governador Valadares, há a articulação do conhecimento produzido por meio da pesquisa, da formação que os estudantes obtêm nos seus cursos de origem e da preocupação de uma inserção qualificada da UFJF no território do qual faz parte. A extensão universitária articula o conhecimento produzido, tendo como objetivo buscar a melhoria das condições de vida das pessoas.”

Ambiente-se

Fernanda Alcântara explica que o “Ambiente-se” surgiu da necessidade de reunir diversas iniciativas de extensão, pesquisa e ensino relacionadas às temáticas da economia solidária, geração de renda e meio ambiente.

“Essas iniciativas possuíam características distintas e identidade voltada para o atendimento às contingências de cada empreendimento. Num dado momento, percebemos que criar um protocolo único de atendimento aos empreendimentos e para a relação com as instituições parceiras, além da administração pública municipal, era uma necessidade. Assim surgiu o Ambiente-se”, afirma.

A docente ressalta que a proposta é atender às mesmas temáticas,  porém de modo unificado. “O programa reúne projetos da UFJF-GV que têm como foco as áreas mencionadas. Nós buscamos, especialmente, fortalecer os empreendimentos de economia solidária atuantes no território do Vale do Rio Doce; fomentar a expansão de políticas públicas de geração de renda e logística reversa; e promover o desenvolvimento local e sustentável”, conclui.

Saiba mais:

Programa Ambiente-se