Fechar menu lateral

Editais 01, 02 e 03/2021 – Resultado final

A Pró-Reitoria de Extensão publicou nesta quinta-feira (10/06) o resultado final dos editais 01/2021 – “Programas e Projetos de Extensão de Demanda Espontânea”, 02/2021 – “Programa Boa Vizinhança – campus Juiz de Fora” e 03/2021 – “Programa Boa Vizinhança – Rio Doce”. Os resultados detalhados e as classificações, com as vagas de bolsistas e voluntários, podem ser acessados na página: https://www2.ufjf.br/proex/editais/resultados-2021/

Em função dos cortes realizados pelo Governo Federal, o Conselho Superior da UFJF discutiu e aprovou medidas de ajustes no Orçamento de 2021. Entre elas, a redução na quantidade e no valor das bolsas destinadas aos estudantes de ensino fundamental e médio (do Colégio de Aplicação João XXIII), de graduação e de pós-graduação. Assim, estão destinados, em 2021, R$ 16 milhões para bolsas, inferiores aos R$ 18,3 milhões de 2020, o que equivale a uma redução de 12,4%. Foram extintas 869 bolsas, 700 delas nos programas acadêmicos da PROEX, PROPP, PROGRAD, PROCULT e diretorias.

Na PROEX, houve a redução de 269 bolsas. Agora, as 500 bolsas que ficaram disponíveis devem ser distribuídas entre os programas estratégicos de extensão, definidos pelo Conselho Setorial de Extensão e Cultura (CONEXC), e os demais programas e projetos dos editais 01/2021, 02/2021, 03/2021, além do edital para projetos de extensão em interface com a pesquisa, a ser lançado ainda este ano.  O CONEXC discutiu este cenário e indicou parâmetros que valorizassem o mérito acadêmico, bem como o fortalecimento das oito áreas temáticas de extensão a que cada uma das propostas fosse vinculada.

Tendo por base estes parâmetros, a PROEX projetou vários cenários e decidiu pela adoção da alocação de bolsas pela maneira aqui disposta. Com a distribuição aplicada, os programas e os projetos que, no momento, não forem contemplados com bolsas, futuramente poderão ser atendidos, a depender do remanejamento e alocação de outros recursos que estiverem  disponíveis para essa Pró Reitoria.

O cenário é difícil e requer que pensemos em alternativas. Em nosso entendimento,  cabe à extensão universitária, como parte fundamental do cumprimento da função social da universidade pública brasileira, fortalecer a crítica que caracteriza suas iniciativas político-acadêmicas. Contribuir para que, de fato, apesar dos limites que nos são impostos, consolidar os laços que nos unem aos diferentes segmentos sociais com os quais trabalhamos promovendo, de fato, melhorias nas suas condições de vida.

__________________________________________

ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO DE PROGRAMAS/PROJETOS DE EXTENSÃO APROVADOS

Os coordenadores de projetos aprovados no âmbito deste edital deverão encaminhar os seguintes documentos:

a) Documentação completa de seleção de bolsistas e voluntários, contendo edital, folha de inscrição, ata e termos de compromisso, conforme modelos disponíveis na página http://www.ufjf.br/PROEX/formularios/, item 6;

b) Termos de compromisso dos Colaboradores Externos Voluntários, conforme modelo disponível na página http://www.ufjf.br/proex/formularios/, item 6.

Os documentos deverão ser encaminhados para o e-mail extensao@ufjf.edu.br, com o Assunto: “Editais 2021 – PROEX – Cadastro – Título do Programa/Projeto”, nos seguintes prazos:

Primeiro Prazo: De 11 de junho de 2021 a 30 de junho de 2021, para que os bolsistas e voluntários sejam cadastrados no mês de julho de 2021;

Segundo Prazo: De 01 de julho de 2021 a 06 de agosto de 2021, para que os bolsistas e voluntários sejam cadastrados no mês de agosto de 2021.