Fechar menu lateral

Edital 06/2020 – Projetos direcionados à população em situação de rua

A Pró-Reitoria de Extensão apresenta à comunidade acadêmica uma proposta de edital piloto para submissão de projetos de extensão destinados à população em situação de rua (https://www2.ufjf.br/proex/editais/editais-2020/). Após análise das áreas temáticas de extensão e dos programas e projetos vinculados a cada uma delas, nos anos de 2019 e 2020, consideramos oportuno criar mais essa oportunidade de acesso a bolsas de extensão. O quadro encontrado foi o seguinte:

1) Identificamos uma lacuna no desenvolvimento de ações de extensão direcionadas a esse segmento populacional, cujo contingente vem aumentando expressivamente em Juiz de Fora e Governador Valadares, segundo diagnósticos realizados em ambos municípios;

2) Identificamos a baixa realização de trabalho interdisciplinar e interprofissional no mesmo projeto, fragilizando um dos princípios que devem caracterizar a atividade acadêmica extensionista.

A partir disso, comunicamos ao Conselho Setorial de Extensão e Cultura a intenção de desenvolvermos um edital piloto. Assim, na última segunda-feira, 16/11, foi aberto o período para submissão de propostas que segue até 16 de dezembro. A vigência das ações será de 12 meses, de março de 2021 a fevereiro de 2022.

Por se tratar de edital piloto, a ser acompanhado pelo Setor de Monitoramento e Avaliação de Projetos da PROEX, serão contemplados 2 projetos (um em cada campus) e distribuídas 20 bolsas de extensão (12 para o campus de Juiz de fora e 8 para o campus de Governador Valadares). Os proponentes devem ficar atentos aos seguintes itens do edital:

1) A submissão será realizada totalmente por via eletrônica, no SIGA Extensão;

2) Os projetos deverão prever, em uma única proposta, ações interprofissionais e interdisciplinares voltadas à população em situação de rua que busquem contribuir para o acesso a direitos sociais, como saúde, educação, moradia, alimentação, emprego e renda, dentre outros;

3) A proposta deverá envolver equipes de Docentes e TAES vinculadas a, pelo menos, 2 (duas) unidades acadêmicas e 3 (três) diferentes departamentos da UFJF, com a obrigatoriedade de participação de docentes lotados em cada uma dessas instâncias.

Esclarecimentos adicionais sobre o conteúdo dos editais podem ser obtidos pelo email extensao@ufjf.edu.br. A equipe da PROEX entrará em contato em até 3 dias úteis.