Funcionamento – PROEX

Em virtude da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no âmbito da UFJF, em decorrência da pandemia COVID-19, determinada pela Resolução 10/2020 do Conselho Superior da UFJF, informamos como se dará o funcionamento dos setores e equipamentos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão durante esse período, cujo atendimento está sendo realizado de forma remota:

Secretaria: O atendimento é realizado pelo endereço eletrônico secretaria.extensao@ufjf.edu.br, no que se refere à condução da remarcação dos compromissos da PROEX e nos encaminhamentos das possíveis dúvidas aos outros  setores e servidores responsáveis. Em relação ao apoio às ações de extensão por meio dos editais da PROEX, conforme  o CONSU, houve suspensão das viagens e demais custeios concedidos aos projetos e programas de extensão.

Gerência de Ações de Extensão: Procede o cadastro dos bolsistas e voluntários dos programas e projetos de extensão, para posterior elaboração da folha de pagamento. A submissão de cursos e eventos de extensão está suspensa e os próximos editais a serem lançados pela PROEX terão seus cronogramas revistos. Dúvidas sobre as ações de extensão podem ser obtidas pelo e-mail extensao@ufjf.edu.br.

Setor de Monitoramento e Avaliação: Acompanha a entrega dos relatórios finais referentes aos programas e projetos de extensão já encerrados. Os(as) coordenadores(as) que ainda não procederam a entrega do documento, deverá, neste momento, preenchê-lo exclusivamente online. Para acessar o formulário, basta acessar sua ação de extensão no SIGA e clicar no menu “Aviso Relatório Final” ou diretamente aqui. O relatório deverá ser preenchido após o encerramento da vigência do programa e/ou projeto, explícita no edital de origem. O esclarecimento de dúvidas deve ser realizado pelo e-mail: monitora.extensao@ufjf.edu.br.

Setor de Cooperação Institucional: Responsável pelos acordos e convênios não onerosos da UFJF, o setor deve ser consultado pelo e-mail cooperacao.extensao@ufjf.edu.br para obtenção de informações sobre os trâmites dos processos, abertura de novos acordos e a situação dos convênios já em vigor. A entrega de documentos e processos físicos no setor está interrompida.

Coordenação Acadêmica/Setor de Extensão do campus GV: A partir das orientações definidas pela PROEX, as dúvidas e demandas relativas às ações de extensão do campus avançado podem ser esclarecidas pelo e-mail extensao.gv@ufjf.edu.br. Também está sendo realizada atividade de levantamento e atualização dos dados extensionistas do campus Governador Valadares, bem como a manutenção dos registros no sistema GPWeb UFJF-GV.

Equipamentos extensionistas:

O Jardim Botânico interrompeu as atividades de Ensino, como aulas e cursos presenciais, e Extensão, bem como as visitas escolares, visitas espontâneas e fotos comerciais. Entretanto, mantém três atividades estratégicas: a manutenção e preservação do patrimônio material e artístico, com destaque para o acervo que agora está presente na Casa Sede; a manutenção de atividades administrativas e atendimento a público de maneira remota; e, por fim, atividades de pesquisa que, segundo o coordenador da ação, não podem ser suspensas por causa de um delineamento amostral específico. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jardimbotanico@ufjf.edu.br.

O  Centro de Ciências também interrompeu o recebimento de visitas espontâneas e escolares, bem como o funcionamento dos cursos de formação continuada e atividades de pesquisa. Os servidores TAEs estão trabalhando por ações remotas. Os serviços de vigilância e de conservação e limpeza estão funcionando no sistema de rodízio e a Direção está de plantão para a solução de questões prioritárias. Esclarecimentos pode ser realizados pelo e-mail centrodeciencias@ufjf.edu.br.

Por fim, as atividades do Jardim Sensorial também estão interrompidas. Informações e dúvidas sobre o espaço podem ser encaminhadas para jardimsensorial@ufjf.edu.br.