Fechar menu lateral

Pró-reitoria de Extensão publica edital para a submissão de novos projetos e programas

Logo siteA Pró-reitoria de Extensão da UFJF divulgou edital para submissão de novos projetos e programas de extensão. Tanto os docentes que já coordenam iniciativas quanto os que ainda não possuem projetos de extensão, devem submeter suas propostas a partir das 10h do dia 4 de maio. O prazo de submissão se encerra em 29 de maio de 2015. As propostas deverão ser preenchidas no novo módulo da Extensão, desenvolvido pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), da UFJF, disponível no SIGA Administrativo.

Posteriormente, o formulário deve ser encaminhado, sob a forma de processo, para a Gerência de Ações de Extensão, impreterivelmente até a data limite definida no Edital. Os docentes que já coordenarem projetos em andamento devem enviar também o relatório final dos mesmos, que serão encerrados em 31 de julho. Só serão avaliadas as propostas inscritas na plataforma. A proposta poderá ter duração máxima de 24 meses.

Principais dúvidas

A “Planilha de Recursos” só deve ser preenchida em casos de ações que possuam alguma fonte de renda proveniente de um parceiro externo ou através de inscrições pagas. Nesse caso, o professor deve informar uma estimativa de como serão usados os valores durante o desenvolvimento dos trabalhos.

Para as propostas que forem desenvolvidas com parceiros externos, é necessária a elaboração de chamamento público, conforme previsto no edital. As atividades inscritas devem contemplar ações nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, saúde ou trabalho.

Novidade

tabela edital projetosA partir deste ano, os servidores técnico-administrativos da UFJF, em exercício poderão coordenar programas e/ou projetos devidamente cadastrados na Extensão. Caso o projeto, coordenado pelo TAE seja realizado dentro de sua carga horária de trabalho, ele deverá anexar uma carta de anuência de seu chefe imediato. Para a solicitação de bolsistas e/ou voluntários, é necessária a inclusão de um docente da UFJF como vice-coordenador, que será o responsável pela orientação pedagógica dos estudantes durante as atividades da iniciativa.

Segundo o pró-reitor de Extensão, professor Leonardo Carneiro, as alterações no edital tem o intuito de fortalecer o potencial educacional e de transformação social da extensão e de dialogar com os coordenadores de extensão para conhecer de fato seus processos e atividades. “O diálogo é fundamental. Para isso, necessitamos conhecer a extensão, sobretudo a partir de seus integrantes e de quem se comunica com ela, ou seja, os nossos parceiros. Herdamos uma extensão grandiosa. o que nos cabe no momento é pensar em como fazer o melhor. Nos próximos anos, pretendemos fortalecer esses encontros e esse diálogo.”    

Submissão
O interessado deve gerar o arquivo em PDF pelo Siga, por meio do botão “Imprimir”. O documento gerado deve ser aprovado e assinado pelo coordenador da proposta. O formulário deve ser encaminhado à Extensão sob a forma de processo, aberto na secretaria da Unidade Acadêmica. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado.

A previsão é de que o resultado provisório do edital seja divulgado no dia 26 de junho. O prazo para interposição de recurso será nos dias 29 e 30 de junho. O resultado definitivo será publicado na página da Pró-reitoria de Extensão no dia 03 de julho. As atividades aprovadas terão início no dia 1º de agosto.  

Clique aqui para acessar o edital.

Outras informações: (32) 2102 – 3959 (Gerência de Projetos)

Siga a Pró-reitoria de Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter