Instituto de Artes e Design oferece curso de modelagem de vestuário

(Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em modelagem plana computadorizada para vestuário. As aulas compreendem a apresentação e aplicação de ferramentas de construção de modelagens por meio dos softwares Audaces (Moldes e Digiflash). O projeto é coordenado pelo professor do Instituto de Artes e Design (IAD) Javer Volpini em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sob a orientação de Volpini, as aulas serão ministradas pelos estudantes bolsistas, Tânia Aleixo Ribeiro e Pedro Henrique Lopes. O curso de  Audaces, oferecido pela primeira vez pelo docente, faz parte de um projeto de Treinamento Profissional. O professor do IAD relata que este software é relativamente novo, porém muito utilizado pelo polo de confecções da região. Segundo ele, “existe uma carência de profissionais que dominem as ferramentas do programa, principalmente com formação em moda”.

Serão oferecidas 15 vagas para alunos do Bacharelado em Moda da UFJF, prioritariamente aos que cursam o 3º, 2º e 1º períodos, respectivamente. Os interessados podem se inscrever enviando o histórico escolar para o e-mail extensão.moda@ufjf.edu.br com o assunto “Curso Audaces 2015.1” até o dia 8 de abril e o resultado da seleção será divulgado no dia posterior, 9 de abril, no site do Centro de Extensão em Moda.

O curso é gratuito e será realizado entre os dias 10 de abril e 10 de julho de 2015. A turma irá se reunir às sextas-feiras, de 14h às 17horas, no próprio IAD, onde terá contato com conteúdo programático variado e será avaliado ao final das aulas. Volpini considera a possibilidade de oferecer o curso ao público externo à Universidade, previsto para o segundo semestre, com o objetivo de profissionalizar os participantes para o mercado de trabalho.

Cronograma:

10/04 – Audaces Moldes: Introdução e construção da base de saia;

17/04 – Interpretação de modelagem de saia;

24/04 – Construção da base blusa;

08/05 – Interpretação de modelagem de blusa:

15/05 – Construção da base manga;

22/05 – Interpretação de modelagens de mangas;