Fechar menu lateral

Projeto de extensão irá realizar ação de combate ao câncer de mama no dia 11 de abril

Símbolo do Câncer de MamaO projeto de extensão “De peito Aberto: Programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama” irá promover no dia 11 de abril, sábado, de 08 às 16 horas, ações de prevenção e combate ao câncer de mama. Em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado no dia 08 de abril, o evento será realizado na praça cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Durante o evento, o projeto irá distribuir cartazes, folders, banner, realizar aferição da pressão arterial e sessões de alongamento. A ação é destinada a pessoas, prioritariamente, do sexo feminino acima de 18 anos. A equipe do evento será composta por professores, técnicos administrativos, acadêmicos das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia.

Para a coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Jaqueline Ferreira Bittencourt, o evento tem por objetivo trabalhar de forma multidisciplinar com os alunos envolvidos no projeto e realizar atividades de conscientização sobre o que é o câncer de mama, bem como abordar de maneira descontraída esse assunto. “Com a ajuda de banners, folhetos explicativos e conversas, iremos explicar para os interessados como funciona nosso projeto, no qual realizamos diversas atividades com as mulheres portadoras do câncer de mama, além de indicar quais os exames devem ser feitos para detectar a doença.” 

Jaqueline destaca ainda que um evento com essa abordagem tem o poder de alcançar tanto as mulheres que estão passando ou já passaram por esse processo, quanto seus familiares. “Ainda existe preconceito e tabus sobre esse tema. Esclarecer para essas mulheres e para seus parceiros e familiares sobre a doença é de extrema importância.”

De Peito Aberto

A iniciativa tem caráter interdisciplinar de atenção à saúde da mulher com enfoque na prevenção e no diagnóstico visando à reinserção social das mulheres submetidas ou não a cirurgia de mama. Os encontros são realizados nas unidades do Hospital Universitário, (HU) Santa Catarina e na unidade Dom Bosco em seus ambulatórios de mastologia, fisioterapia, enfermagem, serviço social, psicologia, além de enfermarias e outros setores.

Todos os envolvidos no projeto acompanham as pacientes em diversos estágios do tratamento. São realizados desde diagnóstico, estudos clínicos, cirurgias, pós-operatórios até Grupo de Apoio Integrado (GAI) às mulheres.

A iniciativa conta com a participação de profissionais e alunos bolsistas de diversas áreas da saúde, como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Serviço social. “Todos nós auxiliamos essas pacientes em diversos momentos dentro do hospital. Dessa forma, o projeto se torna multidisciplinar e conseguimos ajudá-las da melhor forma possível. Conseguimos também, incluir a família dessas pacientes no contexto em que vivem”, afirma Jaqueline. 

Outras informações: (32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Extensão) 

Siga a Pró-reitoria de Extensão nas redes sociais: Facebook e Twitter