Ministério da Educação publica edital do ProExt

A iniciativa obteve nota máxima na avaliação do ProExt 2015 e mais de 90 mil reais em investimentos (Foto: Gabriela Said/Secom)

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na última segunda-feira (16), o edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt). Neste ano, o edital contemplará ações de extensão universitária para financiamento de até 40 programas e 41 projetos de extensão por Instituição de Ensino Superior (IES). Cada projeto poderá solicitar até R$ 100 mil para desenvolvimento no período de 12 meses, enquanto os programas multidisciplinares poderão ser contemplados com até R$ 300 mil a serem investidos durante prazo de 24 meses.

Os professores da UFJF interessados em submeter proposta ao ProExt devem preenchê-la no endereço sisproext.mec.gov.br, impreterivelmente, até as 18h do dia 17 de abril. Para isso, os docentes devem se cadastrar na plataforma do edital. Após seu cadastro ser aprovado pela Pró-reitoria de Extensão, os coordenadores de propostas devem preencher os dados relativos ao projeto ou programa e, quando finalizado, submetê-lo à Pró-reitoria via sistema, para avaliação e sugestões de correção.

tabela ProExt 2016A UFJF poderá encaminhar, no máximo, duas propostas de projetos e outras duas de programas para cada uma das 20 linhas, com exceção do item Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV), no qual apenas um projeto poderá ser apresentado (ver quadro). Se o número de propostas apresentadas superar o limite estipulado pelo MEC, caberá à Extensão definir quais serão submetidas ao Ministério.

Avaliação e submissão

A submissão do projeto ou programa ao MEC caberá à Pró-reitoria. Elas serão avaliadas internamente entre os dias 18 e 22 de abril e a resposta sobre a aprovação e possíveis alterações será enviada aos coordenadores no dia 23 de abril. Para que a Extensão possa encaminhar a proposta final para o MEC, é necessário que o docente corrija o que for necessário no formulário e encaminhe a versão final para a Pró-reitoria, por meio do sistema ProExt até o dia 24 de abril.

Atenção

A fim de evitar desclassificação no edital e perda de pontuação, o coordenador da proposta deve redigi-la da maneira mais clara e objetiva possível e anexar todos os documentos necessários, como a declaração dos parceiros envolvidos e a serem atendidos pela iniciativa. A ausência deste documento implica na desclassificação da proposta. A planilha de recursos deve ser preenchida corretamente e respeitar o valor limite previsto no edital. Também é desejável que seja demonstrado no projeto ou programa que a ação extensionista possui relação com o Programa Pedagógico do Curso e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF.

Confira aqui edital.

ProExt

O ProExt é um financiamento do Ministério da Educação (MEC), que articula vários ministérios e órgãos governamentais e tem como objetivo apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

A iniciativa propõe trabalho interdisciplinar com o intuito de promover a saúde e prevenir doenças crônicas nos idosos (Foto: Nepi)

A UFJF tem participado do ProExt desde a criação do edital, em 2003. O melhor resultado, até então, foi obtido no ano de 2015, quando a instituição teve 10 propostas contempladas, seis projetos e quatro programas com o total em conjunto de R$ 1.349.634,94.

Calendário:

Até as 18h de 17/04/2015– Encaminhamento da proposta para a Pró-reitoria de Extensão
Até 22/04/2015 – Seleção e avaliação pela Pró-reitoria e devolução das propostas para correção
Até 24/04/2015– Encaminhamento das propostas corrigidas para a Pró-reitoria de Extensão
Até 30/04/2015– Encaminhamento das propostas ao MEC pela Pró-reitoria Extensão
Até 29/05/2015– Avaliação das propostas pelo MEC
Até 09/06/2014– Divulgação da classificação provisória no site do MEC
De 10/06/2015 a 13/06/2014 – Interposição de recursos
De 15/06/2015 a 26/06/2015– Avaliação dos recursos
Até 06/07/2015 – Divulgação da classificação final

Outras informações: (32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Extensão)

Siga a Pró-reitoria de Extensão nas redes sociais: Facebook e Twitter