Projeto promove evento em comemoração ao dia Internacional da Síndrome de Down, na próxima sexta, dia 20

Síndrome de Down“Ser diferente é normal”. Por muitos anos essa frase se tornou o carro chefe das campanhas de conscientização sobre a Síndrome de Down. Baseado nessa máxima, o projeto “Desvelando leituras: integrando as crianças com Síndrome de Down, suas famílias e professores” pratica intervenções direcionadas às crianças portadores da Síndrome matriculadas nas redes públicas e privadas de ensino de Juiz de Fora, bem como aos seus responsáveis e aos professores de escolas inclusivas.

Com o intuito de disseminar informações acerca das pessoas portadoras da Síndrome, o projeto, coordenado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, Nara Liana, promoverá evento em comemoração ao dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março.

O evento será realizado no auditório III do Instituto de Ciências Humanas (ICH) no dia 20 de março, das 9h às 18h. De acordo com a coordenadora, o evento realizará palestras e mesas temáticas para debate da inclusão dos portadores da síndrome e discutirá qual é o papel da família e da escola. Nara ressalta a importância de comemorar os direitos já conquistados, além de debater novas propostas de inclusão. “É um dia de luta contra o preconceito e a favor da inclusão e da celebração daquilo que já foi conquistado.”

A iniciativa

O projeto teve início em setembro de 2014 e já atendeu 10 crianças e adolescentes portadores de Síndrome de Down juntamente com suas mães. Segundo a coordenadora, a iniciativa realiza atividades com os responsáveis e com as crianças e adolescentes tanto separadamente quanto de forma conjunta. “A intenção é oferecer oficinas que integram as estratégias de leitura, criar espaços de discussão, reflexão e aprofundamento com os professores, além de possibilitar aos portadores da Síndrome o desenvolvimento da habilidade de leitura.”

As famílias que se interessarem em participar do evento poderão se inscrever pelo e-mail eventossindromededown@gmail.com enviando nome e telefone ou no dia do evento no Centro de Psicologia Aplicada (CPA), localizado na Rua Santos Dumont, 214, no período das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado. Neste ano, as atividades do projeto terão início no dia 10 de abril. Ao final do curso, serão emitidos certificados pela Pró-reitoria de Extensão.

Outras informações: (32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)

Siga a Proex nas redes sociais: Facebook – Twitter