Estão abertas vagas para curso de cultivo de hortas caseiras

Curso abordará cultivo de hortas e produção de alimentação saudável (Reprodução da Internet)

Curso abordará cultivo de hortas e produção de alimentação saudável isenta de resíduos tóxicos (Reprodução da Internet)

Em meio a prédios e ao concreto é possível implementar novos hábitos e introduzir pontinhos verdes em uma cidade cinza. Com o objetivo de difundir a cultura de produção de hortaliças, chás e temperos em casas e apartamentos sem área livre, o Departamento de Medicina Preventiva Social da Faculdade de Medicina da UFJF oferece 30 vagas para a segunda edição do “Curso de Olericultura: hortas urbanas em quintais e em pequenos espaços”.

Mesmo quem não tem experiência e nunca pensou em produzir o próprio alimento, já pode fazer as inscrições para os módulos independentes que serão realizados nos dias 28 de março e 25 de abril. Para se inscrever é necessário enviar e-mail com nome completo, telefone e endereço para flaviotogni@gmail.com e realizar o pagamento de R$60,00 por dia de curso. As instruções de pagamento serão informadas no e-mail de confirmação de inscrição.

As vagas são prioritárias para moradores dos bairros no entorno do campus da UFJF e os interessados podem escolher participar de um ou dois módulos. O primeiro módulo será voltado para a cultura de alimentos em lares que possuem pouco ou nenhum espaço reservado para o plantio. Já o segundo, aprofundará o conhecimento dado na etapa anterior e é voltado para as práticas que envolvem o plantio no solo.

O projeto é coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina da UFJF, Márcio Alves juntamente com o engenheiro agrônomo, Flávio Togni, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão. O curso reconhece a importância da alimentação saudável, isenta de resíduos tóxicos e de alto valor nutricional. Para isso, incentiva a produção do próprio alimento com qualidade e frescor, a partilha do produto com familiares e amigos e até o uso da prática como fonte de renda. “A segurança alimentar é uma questão preocupante. Existe uma série de benefícios nos alimentos orgânicos e produzi-los em casa é garantia de uma alimentação sem riscos”, reflete Alves.

Reciclando materiais e hábitos

Trazer a produção de alimentos para a área urbana é apresentar nova prática a um ambiente com poucos recursos e tempo dos seus cultivadores. Alves, porém, garante que é possível criar uma horta reciclando materiais caseiros mesmo com pouca disponibilidade de tempo. “O curso irá ensinar técnicas práticas para a produção em pequenos espaços, com reciclagem de diversos tipos de embalagens, reaproveitamento de resíduos orgânicos produzidos em casa, produção de composto e de biofertilizante”, explica.

Para algumas pessoas, a nova cultura pode servir também como reciclagem de tempo e de velhos hábitos. Segundo o professor, já é provado que o cultivo de plantas funciona como terapia. “Com tanta atenção dada a celulares e televisão, a prática funciona como meditação ativa trazendo calma e harmonia.”

Outras informações: flaviotogni@gmail.com