Projeto promove conscientização de saúde bucal em crianças de até cinco anos

O projeto da Faculdade de Enfermagem “Brincando e aprendendo saúde, coordenado pela professora Elita Scio Fontes, oferece aos alunos da escola Augusto Gotardelo, localizada no bairro Caiçaras na cidade alta, maneiras de prevenir doenças bucais.

Bolsistas conversam com as crianças sobre higiene bucal.
Foto: Ana Carolina Silva/ Proex

O trabalho é realizado semanalmente com 50 crianças entre três e cinco anos. Criado em 2011, atualmente conta com oito bolsistas que se dividem em dois grupos para realizar as atividades. Os encontros tratam de temas variados, como: higiene pessoal e do ambiente, prevenção de acidentes, reciclagem, alimentação saudável, álcool e drogas, higiene bucal e relações interpessoais. Esses assuntos são abordados de forma lúdica por meio de fantoches, brincadeiras, conversas, cartazes, brinquedos e desenhos.

A vice-diretora do colégio, Janaína Carla Gomes, ressalta que o trabalho realizado pelo projeto é muito importante, pois as crianças aprendem desde muito cedo sobre temas relevantes. “Esse tipo de trabalho deve começar cedo, mesmo com pouca idade as crianças conseguem absorver os assuntos levantados pelos bolsistas devido a dinâmica utilizada”.

Elita Scio comenta que o projeto surgiu da necessidade de ver os alunos realizando trabalhos em estágios iniciais da graduação. Ela ressalta a necessidade dos estudantes terem um contato com a comunidade. “Os graduandos da área de saúde têm algumas disciplinas em comum e, muitas vezes, não colocam em prática o conhecimento adquirido nessas aulas”.

Ela ainda explica que toda metodologia é planejada pelos próprios bolsistas. “Eles que trazem as ideias, nós debatemos, acertamos algumas coisas e depois eles vão até a escola conversar com as crianças”.

Quem disse que adulto também não aprende?

Curioso aluno olha livro que ganhou sobre higiene bucal.
Foto: Ana Carolina/ Proex

“Trabalhar com crianças me faz muito bem, o retorno é gratificante. Elas querem estar com você, sorri para você e te abraçam”, afirma o estudante de enfermagem e bolsista do projeto, Guilherme Osni.  “Quando uma pessoa aprende saúde desde cedo, conhece os hábitos saudáveis e se torna adulto mais cuidadoso e consciente, tornando sua vida melhor”, afirma o estudante.

Patrícia Libânio, bolsista desde 2011, acredita que a prevenção é o melhor remédio contra qualquer doença. “Eu gosto de fazer parte desse projeto porque trabalhamos na parte preventiva, ensinando hábitos saudáveis”.

A coordenadora ressalta que ao passarem por projetos como esse os alunos ganham muito: “Aprendem a lidar diretamente com a comunidade e a fazer um discurso compatível com o público. Com isso, o ganho não é só para as crianças, mas também para os atuantes no projeto”.

Outras informações: 2102- 3208 – Departamento de Ciências Biológicas da UFJF.