Há 11 anos, projeto de prevenção de doença periodontal em diabéticos atende 150 pessoas por semestre

Com o objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos atendidos no Hospital Universitário e na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi criado o projeto de extensão “Prevenção da Doença Periodontal ou Controle da Mesma em Pacientes Portadores de Diabetes Mellitus”. Assim, essa iniciativa tem dupla ação, pois intenta facilitar o controle de ambas as patologias.

hu_ufjf_dom_bosco_2

Os atendimentos de prevenção à doença periodontal acontecem no HU Cas

De acordo com o coordenador, professor Evandro de Toledo Lourenço Júnior, os trabalhos acontecem desde 2004, com objetivo de prevenir e controlar a instalação da doença periodontal. “Essa enfermidade é uma infecção séria que, se não tratada, pode causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente “ao redor do dente”. Logo, é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes.”

Bolsista do projeto, Aline Oliveira conta que, em média, são 150 pessoas atendidas por semestre. “Recebemos os pacientes todas as sextas-feiras, de 7h às 11h. Os interessados devem procurar o Núcleo de Serviços de Diabetes do Hospital Universitário.”

Outras informações: 4009 – 5300 (Hospital Universitário)

Siga a Extensão nas redes sociais: FacebookTwitter