“Mostra de Profissões” em GV vai contar com interação bioquímica

Qual é a melhor maneira de se promover uma profissão? Para os integrantes dos projetos de extensão “Socialização da Bioquímica nas escolas de GV (Sobe)” e “Bioquímica na Praça”, a resposta se resume a uma palavra: interação. Assim, nesse sábado (22), a equipe de bolsistas vai invadir a “Mostra de Profissões”, na praça dos Pioneiros, de 9h ao meio-dia, para mostrar as aplicações das macromoléculas. O evento é organizado pelo Lar Fabiano de Cristo, uma ONG voltada a combater a exclusão social em prol da família.

O diferencial dessa ação será a forma propositiva de abordagem dos curiosos e transeuntes. De acordo com a coordenadora dos projetos e professora, Luciana Bastos, os trabalhos aliam a prática com a informação. “Queremos unir a ciência com o cotidiano. Por exemplo, o grupo dos lipídios permite a discussão das gorduras que, em excesso, podem aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão e outros problemas. Isso é motivo para que possamos aferir a pressão arterial. Sobre carboidratos, apontamos que os açucares, como a glicose, são importantes na célula, mas é importante tomar cuidado com a diabetes. Mais uma vez, entramos em prática, dosando a glicemia.”

DSC_0093-300x200

Costumeiramente, o projeto Sobe socializa a bioquímica nas salas de aula. Porém, na Mostra de profissões, a equipe vai ganhar às ruas para orientar e conscientizar

Estudante de Medicina e bolsista do projeto Sobe, Guilherme Rhis também ressalta a oportunidade de conscientizar as pessoas. “É de muita valia, pois podemos aprofundar nossos conhecimentos bioquímicos habituais que, muitas das vezes, tendem a ficar presos ao meio acadêmico. Nosso objetivo é gerar entendimento, nada complicado.”

Alunos de vários cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, como Direito, Educação Física e Medicina e Nutrição, participarão da iniciativa. Eles contarão com os jovens aprendizes do Lar Fabiano nas orientações e nas atuações como, por exemplo, nos testes de tipo sanguíneo, no momento de discussões sobre proteínas. Assim, a interação é maximizada entre os atuais e os futuros acadêmicos do ensino superior.

Outras informações: (33) 3340-6501 (Atendimento para os cursos de Saúde da UFJF/GV)

(33) 3275 – 5512 (Lar Fabiano de Cristo)

Siga a Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter