Organizada por acadêmicos, XXXVII Semana da Biologia amplia conhecimento curricular

Sembio 3

A edição de 2014 da SemBio deu destaque à agricultura familiar

Com o tema “Agricultura Familiar”, a XXXVII Semana da Biologia trouxe sete palestras, mais de 15 minicursos, além de oficinas e mesas redondas no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dentre os dias 10 a 14 de novembro. Sob a idealização e a organização do Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas Professor Walter Machado Couto (D.A.C.Bio), o evento propiciou intercâmbio e aquisição de novos conhecimentos suplementares aos oferecidos pelas instituições de ensino, como novas técnicas e o aperfeiçoamento da pesquisa científica.

Sembio 2

O grande foco da Semana é favorecer a complementação acadêmica dos participantes

Membro da comissão organizadora da SemBio, Lucas Deziderio, ressalta a importância desse encontro para os acadêmicos. “Acredito que a Semana de Biologia tenha enorme relevância para integrar os alunos e contextualizá-los sobre temas importantes e atuais nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas, além de promover discussões que contribuem para a formação dos participantes. A Semana já é considerada um dos principais eventos acadêmicos em Juiz de Fora e região, sendo um dos poucos organizados pelos próprios alunos.”

SemBio

As atividades da SemBio favorecem também a interação entre os alunos

Entre os vários minicursos, um dos mais esperados era o que abordou “Obesidade e Diabetes: epidemias do século XXI”, que tratou de duas das doenças metabólicas crônicas mais comuns. Segundo a palestrante, Maíra Mello Rezende Valle, ambas, muitas vezes, são inter-relacionadas e apresentam fatores etiológicos comuns. A professora é graduada pela UFJF e atualmente está no doutorado na Universidade de São Paulo (USP). “É um prazer voltar a essa instituição, principalmente em um evento tão tradicional. Participei de várias SemBio´s como aluna e agora poder voltar como palestrante é uma experiência muito enriquecedora e dá muito orgulho.”

Sembio 4

A Semana abre espaço para atividades culturais como o ‘Bio-acústico’, que é um momento de participação musical dos congressistas.

Acadêmico do 8º período, Vinícius Moreira, vê a Semana como uma oportunidade de contextualização para o próprio futuro como biólogo. “É a terceira vez que participo, vejo-a como uma chance de os alunos se reunirem e discutirem temas relevantes, que às vezes não são discutidos na sala de aula.”

Outras informações: http://sembioufjf2014.wix.com/sembioufjf2014

Siga a Extensão nas redes sociais: FacebookTwitter