Fechar menu lateral

Prestes a ser iniciado, projeto vai orientar prática alimentar saudável e autônoma de crianças

O conhecimento sobre hábitos de saúde em prol da prática contínua e autônoma vai nortear os objetivos do projeto “Direito humano a alimentação adequada, segurança alimentar e nutricional e educação alimentar e nutricional nos Curumins”, desenvolvido pela professora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Larissa Mendes. As condições socioeconômicas, de saúde e de educação funcionarão como variantes na hora da orientação. Com o diferencial, espera-se que as crianças atendidas implementem uma alimentação saudável dentro do território onde estão inseridas.Logo_Nutrição

A coordenadora da iniciativa explica que os trabalhos vão beneficiar tanto as comunidades quanto os acadêmicos da UFJF. “A realização consiste no desenvolvimento de atividades que têm foco na conscientização do direito humano à alimentação adequada de estudantes dos Curumins de Juiz de Fora. E, paralelamente, busca trazer conhecimentos teórico-práticos para os alunos do nosso curso, por meio também de minicursos, palestras e oficinas com certificação a fim de capacitá-los nesta temática,” pontua Larissa.

Nutri

Um dos encontros do Diretório Acadêmico da Nutrição com membros da Secretaria de Desenvolvimento Social deu pontapé para o projeto de direito à alimentação

Para tanto, questionários orais e dinâmicas vão avaliar primeiramente os hábitos alimentares das crianças. Os materiais educativos, as brincadeiras lúdicas e as campanhas respeitarão essa abordagem encontrada. Participante desde a montagem inicial do projeto, a bolsista Priscila Figueiredo demonstra grande expectativa para a etapa de execução. “A ideia surgiu de uma conversa entre o Diretório Acadêmico da Nutrição com a Secretaria de Desenvolvimento Social, interessada em parcerias com a Prefeitura para ampliar a participação dos alunos em projetos como o nosso. Esperamos alcançar o objetivo de aplicar os conceitos de educação alimentar e nutricional aos atendidos nos Curumins.”

A princípio, a operabilidade prevê dois encontros ao mês, no horário de 8h ao meio-dia. “Inicialmente realizaremos um piloto das atividades em uma das oito unidades dos Curumins. Ainda estamos aprimorando a elaboração das oficinas para atender ao cenário escolar e da comunidade deles, pois pretendemos sempre escutar as demandas. É essencial adequar as oficinas à realidade das crianças, dos adolescentes e também das suas famílias,” defende a coordenadora, Larissa Mendes.

 

Outras informações: (32) 2012 – 3234 (Departamento de Nutrição)

 

Siga a Extensão nas redes sociais: FacebookTwitter