Com 15 anos de existência, projeto aproxima crianças e adolescentes da Zoologia

2013-08-23 10.32.05

O contato com os animais de todos os grupos zoológicos suscita curiosidade nos alunos visitantes

Comemorando 15 anos de atividades, o projeto “Dinamização do Ensino de Ciências e Zoologia: Integração Escolas-Departamento de Zoologia” se orgulha de levar ao conhecimento dos alunos os animais microscópicos, invertebrados e vertebrados, enfocando a importância e a preservação. Em parceria com a Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, a ação recebe alunos da rede pública e privada, nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, para a observação de seres vivos, além da realização de palestras sobre comportamento e ecologia destes organismos. De maneira dinâmica, a definição de quais grupos de animais serão abordados varia de acordo com cada turma visitante.

2013-08-21 20.16.51

A equipe, comandada pela docente Sonia Sin Singer Brugiolo, recebe os estudantes sempre às sextas-feiras, e os instrui segundo temas solicitados pelos professores da rede pública ou privada

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Sônia Sin Singer Brugiolo, cerca de 500 estudantes são atendidos por ano. “Os professores que os acompanham preenchem um relatório após a visita e manifestam grande satisfação pela forma como são recebidos. Além disso, comentam que os alunos atendidos ficam fascinados por verem os animais e poderem manuseá-los, porque só os conhecem nos livros. O sucesso é tanto que já tem escolas esperando serem atendidas no primeiro semestre do ano que vem.”

A docente conta ainda que esse projeto já ajudou muitos alunos do ensino médio na decisão de que curso fazer na Universidade. “Já encontrei vários que disseram ‘é isso que eu quero ser’ depois de uma visita. E, de fato, hoje são professores de ciências com mestrado.” Os interessados em agendar uma visita podem entrar em contato pelo telefone (32) 3229 – 3218.

Outras informações: (32) 2102 – 3204 – (Curso de Ciências Biológicas)

Siga a Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter