Site do projeto “Física e Cidadania” é ferramenta para curiosos e interessados sobre ciência e tecnologia

1.imgPor que os pássaros não tomam choque no fio de alta tensão? O que faz os peixes ficarem parados dentro d’água? Como se explica o sistema touch screen? Essas e outras questões são desvendadas pelo projeto “Física e Cidadania”, com objetivo puro e simples de desmistificar a ciência. Desenvolvido há mais de uma década pelo departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Extensão UFJF, a iniciativa se baseia na tentativa de evidenciar como os conteúdos, além de fundamentais para a sociedade, podem ser interessantes e necessários para nosso cotidiano.

Foto do site

A equipe do projeto, coordenada pelo professor José Roberto Tagliati, dá publicidade aos entendimentos da física

Segundo o professor e coordenador do projeto, José Roberto Tagliati, “trata-se do desenvolvimento de um site no qual conteúdos científicos, estratégias de ensino nas formas teórica e experimental, curiosidades e informações diversas são compilados de forma a fomentar a divulgação da ciência, bem como facilitar a ação docente, fazendo com que professores, estudantes e o público em geral possam escolher aportes de acordo com suas necessidades e interesses.”

Nesses dez anos, diversas pessoas já usaram os conteúdos online, disponível em www.ufjf.br/fisicaecidadania, a começar pelos inúmeros acadêmicos que trabalharam no projeto, disseminando a ideia, bem como fazendo dela a base de sua vida profissional. “É importante salientar que o grande mérito dessa ação consiste na compilação, em um único local, de informações dos mais diferentes níveis, de acordo com os interesses de professores, estudantes de nível básico e superior, curiosos e demais interessados,” afirma Tagliati.

No espaço virtual, “Física e Cidadania” disponibiliza glossário para esclarecimento de termos, explicações sobre curiosidades, links, além da apresentação de diversos conteúdos como acústica, astronomia, mecânica, hidrostática e óptica. Também há textos instrutivos e dados históricos sobre figuras importantes como Aristóteles, Galileu Galilei e Albert Einstein. Além da ferramenta online, a equipe se disponibiliza a visitar escolas para realizarem uma breve apresentação de tópicos sobre o estudo da física.

Outras informações: (32) 2102 – 3313 / 2102 – 3307 / 2102 – 3312 ramal 216 para todos os números (Projeto “Física e Cidadania”)

Siga a Extensão nas redes sociais: FacebookTwitter