Semana de Química e Física popularizam ciências para todos os gostos

Durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai abrigar dois eventos aos interessados na área. Na próxima segunda-feira (13), o departamento de Química e estudantes do ICE irão realizar a XVIII Semana da Química com programação até sexta-feira (17). E na terça-feira (14), alunos do ensino Fundamental, Médio e Técnico de Juiz de Fora poderão apresentar conhecimentos e saberes na XXV Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF. Os dois eventos têm o apoio da Extensão.

Semana

Na última edição da Feira de Ciências, foram expostos 79 trabalhos de 17 escolas do município de Juiz de Fora

Palestras e minicursos serão ministrados da segunda à sexta-feira na Semana da Química. As inscrições terminam nesta quinta-feira (09), podendo ser feitas via plataforma iNtegra, por R$ 15. Segundo o professor do departamento de Química do ICE, Rafael Arromba, “em termos organizacionais, esse é o segundo ano consecutivo em que os próprios alunos estão à frente da organização.” O docente também destaca a importância do evento para a comunidade. “Na cidade e região, a Semana é uma oportunidade de aproximação entre a sociedade e a Universidade, pois temos as atividades de divulgação científica, voltadas ao ensino médio, além das palestras e minicursos que são abertos para alunos de outras instituições e profissionais da química.”

Já na terça-feira (14), experiências de todo tipo estarão presentes na Feria de Ciências do departamento de Física. Alunos do ensino Fundamental e Médio vão poder expor trabalhos e serem avaliados por integrantes da comunidade acadêmica da UFJF. Neste ano, o evento contará com a palestra “O Show da Física”, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Fuad Daher Saad, às 10h30. Segundo o coordenador do projeto, Fábio Zappa, na última edição da feira, foram expostos 79 trabalhos de 17 escolas do município de Juiz de Fora.

Outras informações: www.ufjf.br/quimica

www.ufjf.br/fisica