Fechar menu lateral

I Encontro Regional de Libras e Saúde da UFJF pretende capacitar e promover entendimento da língua

Com o objetivo de despertar a conscientização sobre a importância da acessibilidade para surdos e gerar capacitação de profissionais da área de saúde, o projeto “Libras e Saúde: acessibilidade no atendimento clínico” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o I Encontro Regional do Projeto Interinstitucional Libras e Saúde. O evento acontecerá entre os dias 13, 14 e 15 de outubro na Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, das 18h30 às 22h. Além da conferência, haverá a oferta de minicursos, todos ministrados na língua de sinais.evento-librasesaude

Segundo a coordenadora do projeto, professora Carla Couto de Paula Silvério, a capacitação dos profissionais da saúde se faz necessária para efetivar a universalidade do  atendimento em hospitais públicos e Unidades Básicas de Saúde. “Nós temos uma lei que versa sobre o assunto. Nesses locais, é preciso haver pessoas capacitadas em Libras ou um intérprete para ajudar nas consultas. No entanto, isso não é a realidade de Juiz de Fora, nem de outros lugares do nosso país.”

Além dessa conscientização, o I Encontro Regional também é uma iniciativa para divulgar os trabalhos já realizados, comemorar os três anos de atuação e marcar o início da parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Dessa forma, ele torna-se uma iniciativa desenvolvida em âmbito interinstitucional.

A importância dessa ação ficou clara com o preenchimento total das inscrições oferecidas nos minicursos, semanas antes do evento. “Nós não abrimos para um número muito grande de interessados a fim de podermos atender com maior qualidade os participantes. Assim, os minicursos serão realizados de forma mais eficaz,” explica Carla.

 

Os temas

Minicurso 01: Primeiro contato com a língua de sinais – Sala 19

Neste minicurso, destinado às pessoas que não são fluentes em língua de sinais, tem-se como proposta apresentar a Libras e abordá-la por meio da interação em sinais com os participantes e da exploração de recursos corporais e visuais.

Minicurso 02: Língua de sinais e interação com os surdos – Sala 20

Voltado aos aprendizes de Libras, proposta busca abordar aspectos linguísticos específicos da língua de sinais com vistas ao aperfeiçoamento da interação com os surdos.

Minicurso 03: A saúde em língua de sinais (curso em Libras sem interpretação para o Português) – Sala 15

Para os surdos e os ouvintes fluentes em Libras, o objetivo é discutir temáticas da área da saúde, recorrentes em meio à população surda, com o objetivo de promover reflexões sobre o cuidado como o acesso de Libras nos serviços de saúde (Hipertensão, Diabetes, Obesidade, Hábitos de Vida Saudável e Saúde Reprodutiva).

 

Outras informações: https://www.ufjf.br/librasesaude

Clique aqui para assistir ao vídeo de divulgação do evento.

 

 

Siga a Extensão nas redes sociais: Facebook Twitter