“Tangos e boleros” embalam tarde musical na Casa de Cultura pelo dia do idoso

Celebrando o dia internacional e nacional do idoso, comemorado em 1º de outubro, o Polo de Enriquecimento Cultural para Terceira idade promoveu uma apresentação musical para os participantes. A boa música argentina foi a escolhida para dar ritmo ao evento, ocorrido nesta quinta-feira (2). O anfiteatro da Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estava praticamente lotado para ouvir o repertório da tecladista Conceição Araújo e do cantor Sebastião Pinheiro.

DSCF1895

O anfiteatro estava repleto por causa da tarde de “Tangos e Boleros” (Foto: Kaio Lara)

O Polo é um projeto da Faculdade de Serviço Social em parceria com a Extensão UFJF. Nele, vários trabalhos de outras faculdades também são desenvolvidos com idosos, como o curso de línguas estrangeiras, a oficina de inclusão digital, o enriquecimento musical, entre outros. Segundo a coordenadora, professora Sandra Arbex, a iniciativa se destaca em dois aspectos. “Primeiro esse é um espaço aberto para pessoas com mais de 45 anos que queiram retomar os estudos, refazer projetos ou obter conquistas através dos cursos e oficinas oferecidos. Outro ponto é que aqui nós formamos profissionais na área do envelhecimento.”

Desde 1991, o projeto incentiva a participação sociocultural da terceira idade para que eles ocupem os espaços da cidade. Sandra destaca que é necessário alterar a visão sobre o processo de envelhecimento, “pois o idoso é um cidadão comum, apenas um adulto mais velho.”

Participante do grupo Arte Viver, também realizado em parceria com o Polo, a aposentada Vera Lúcia Mellina procura sempre prestigiar os eventos. Segundo ela, tardes como essa enobrecem as pessoas, “fazendo o jus ao nome de enriquecimento cultural.” Quanto à música, a aposentada acredita que é uma oportunidade para “se alegrar e conhecer novas pessoas,” além de confessar que “relembrei os velhos tempos.”

Outras informações: (32) 3215 – 4694 (Casa de Cultura)

Siga a Extensão nas redes sociais: FacebookTwitter