Alunos da UFJF discutem consciência ambiental durante Semana Nacional do Trânsito em Juiz de Fora

lunos da faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária realizaram oficinas de sabão artesanal, tinta ecológica e horta com garrafa pet

Acadêmicos da Faculdade de Engenharia da UFJF realizaram oficinas de sabão artesanal, tinta ecológica e horta com garrafa pet (Foto: Kaio Lara)

No último dia da Semana Nacional de Trânsito em Juiz de Fora (25), alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fizeram parte dos stands educativos localizados no Parque Halfeld. Durante oito dias, a Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Conset) realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra), atividades voltadas para educação no trânsito com apoio de diversas instituições do município. O projeto “Empresas conscientes”, coordenado pelo professor do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Marconi Fonseca, prestigiou o evento com intuito de disseminar a consciência ambiental.

A iniciativa, que contou com apoio da Extensão UFJF, mobilizou, junto da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), atividades voltadas à sustentabilidade. Os estudantes envolvidos tiveram a oportunidade de ensinar para a população três ações ecologicamente corretas: jardim de garrafa pet, tinta ecológica e oficina de sabão a partir do óleo de cozinha usado. “Para existir uma conscientização adequada, é preciso do apoio da população. Então, por meio de trabalhos como este, nós queremos conscientizar o maior número de pessoas possível, para que elas possam propagar isso.” É o que acredita o bolsista do projeto, Bruno Pinheiro, aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF.

Alunos da escola estadual Batista de Oliveira aprendendo sobre a tinta ecológica

Alunos da escola estadual Batista de Oliveira aprendem sobre a tinta ecológica (Foto: Kaio Lara)

Durante todo o dia, o stand recebeu a visita de instituições de ensino da cidade, além dos transeuntes, interessados em aprender sobre a preservação do meio ambiente. A Escola Estadual Batista de Oliveira compareceu com 118 estudantes do 1° ao 4° ano do ensino fundamental. Para a vice-diretora Ana Luzia, “essa é uma oportunidade importantíssima para desenvolver a consciência ambiental das crianças.”

O “Empresas conscientes” ainda possui outras atividades com a Astransp. O projeto tem colocado alunos do curso de Engenharia Ambiental em contato com ações sustentáveis como a “garagem ecológica”, que coleta o óleo usado nas oficinas dos ônibus, e atividades voltadas para a família dos trabalhadores do transporte coletivo de Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 2102-3400 (Faculdade de Engenharia)

Siga a Extensão UFJF nas redes sociais: FacebookTwitter