Fechar menu lateral

Feira de Saúde e Entretenimento na Apae/GV repercute entre participantes

DSC_0181

A Feira de Saúde e Entretenimento na Apae teve participação superior a 300 pessoas

Durante a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, uma equipe interdisciplinar, formada por oito projetos da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus governador Valadares (UFJF/GV), coordenou, no fim de agosto, a Feira de Saúde e Entretenimento na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Governador Valadares. Atividades educativas, instrutivas e divertidas foram o meio escolhido para que alunos e professores dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, pudessem tanto instruir quanto serem influenciados por cerca de 300 participantes. Afinal, houve uma salutar reciprocidade: eles puderam propagar conhecimentos acadêmicos, mas também autopraticaram a forma de se abordar e interagir com pacientes.

DSC_0155

Várias orientações foram passadas para excepcionais e familiares como instruções de higiene bucal

Passados alguns dias, os envolvidos perceberam um propagar dos impactos não apenas no dia a dia dos assistidos. A assistente social da Apae, Jaqueline Ribeiro Viana Coelho, destaca alterações até mesmo nos familiares. “O contato com o grupo da UFJF foi de extrema importância, porque as orientações de saúde e de acesso a direitos representou uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Eles se sentiram importantes, protagonistas de suas vidas. Para os pais, as instruções diversificadas, como limpeza dos dentes e alimentação balanceada, são um alívio na sobrecarga deles, além de impactarem a própria vida familiar. Tivemos, durante a Feira, instruções de sucoterapia e utilização medicinal de chás. Depois, alguns pais já nos pediram mudas da nossa horta pra levarem e também requisitaram sucos na nossa alimentação.”

DSC_0157

Uma trupe de alunos alegrou as atividades da Feira

A professora do departamento Básico – Área de Saúde, Ana Letícia Alessandri, assessorou as orientações a respeito do uso racional e do descarte de medicamentos. Segundo ela, o sucesso de todas as atividades fez com que o grupo da UFJF pensasse em ampliação. “Como educadores, é valioso atestar que nossos alunos ficaram satisfeitos por causa do contato com a comunidade da Apae. Foi um momento gerador de uma educação em saúde mais humanizada. Essa primeira iniciativa é vista por nós como um piloto, porque temos a perspectiva de torná-la um projeto itinerante para irmos em outros locais como asilos e centros sociais.”

Apesar do foco em saúde, um grupo de alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito foi convidado para irradiar alegria, vestidos de palhaços. Brincando, pintando e dançando, eles coloriram as atividades da Feira. Participante dessa trupe, a bolsista Aline Rodrigues Silva aponta a própria surpresa no contato com adultos excepcionais. “Achamos que teríamos um público infantil maior. Mesmo assim, a interação foi bem estimulante e uma surpresa. Os assistidos demonstraram claramente como estavam felizes com nossa atenção. Diante disso, decidimos que vamos continuar visitando a Apae para continuarmos a desenvolver estratégias de autossuficiência para a instituição.”

DSC_0185 DSC_0149 DSC_0178 DSC_0169

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras informações: (33) 3221-3664 – Apae/Governador Valadares

 

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter