“Contos de Mitologia” para crianças habilita alunos da Fale na arte de serem bons de prosa

10401865_10202256142834396_366934618537644770_n

O grupo de contação se reúne na Faculdade de Letras. As discussões sobre os trabalhos antecedem as atividades com as crianças (Foto: Kaio Lara/Proex)

Os bolsistas envolvidos em “Contos de Mitologia” voltaram das férias com o “dever de casa” feito. Desde o início do projeto, em junho, eles têm estudado obras e textos teóricos sobre mitologia latina. A preparação consiste em reuniões quinzenais com os coordenadores, mas os aprofundamentos continuam fora da Universidade, pois alunos e professores trocam informações e ideias pela internet. A expectativa é que, ainda nesse semestre, eles estejam prontos para literalmente contar histórias na Escola Municipal Santana Itatiaia, localizada dentro da cidade universitária.

O projeto é coordenado pelas professoras Neiva Ferreira Pinto e Fernanda Cunha Sousa, ambas da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Inicialmente, a equipe foi apresentada ao livro “Metamorfoses”, do poeta Ovídio, do qual serão tiradas todas as histórias trabalhadas. Desde então, além de terem se debruçado sobre a obra durante as férias, os alunos compartilham experiências envolvendo os estudos teóricos de mitologia latina e do próprio ato de contar histórias.

Para a professora Fernanda, a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento deles diante de alunos do ensino básico. “Essa pode ser a primeira oportunidade de o nosso acadêmico entrar em sala, fazendo uma reflexão sobre a docência, os níveis de linguagem, o discutir e o refletir sobre adaptação de textos e rotinas com a turma.”

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Alunos da E.M. Santana Itatiaia ouvirão histórias da mitologia latina adaptadas por acadêmicos da UFJF (Foto: Kaio Lara/Proex)

Desafio

Com o retorno das reuniões da equipe após as férias, o desafio dos alunos será selecionar e adaptar trechos de uma obra em poesia para um formato em prosa, encantando crianças do segundo ano da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental. Leonardo Mendes é bolsista do projeto e esse será seu primeiro trabalho em sala de aula. “Experiência é algo importantíssimo, é a diferença. Espero crescer com meus alunos, aprendendo com este momento.”

O projeto aponta a importância da contação de histórias para o desenvolvimento das linguagens. É esperado que a ligação das crianças com os textos por meio da narrativa possa potencializar o desenvolvimento da oralidade, da leitura e, futuramente, da escrita de forma integrada. A professora Fernanda Sousa acredita que, a partir de outubro, graduandos da UFJF e alunos do ensino infantil possam ter seus primeiros contatos e, pelo meio da mitologia latina, dar vida a Hércules, Minotauro, Eros e Psiquê, exemplos de histórias da antiguidade clássica. Durante a aplicação dos trabalhos na escola, as crianças serão estimuladas a produzir desenhos, ilustrando as histórias que ouviram, a fim de incentivar a criatividade. Assim, eles recriam os contos à sua maneira.

Outras informações: (32) 2102 – 3150 (Faculdade de Letras)

Kaio Lara – bolsista da Proex

Os textos passam por edição da Assessoria de Comunicação da Proex