Recursos do ProExt 2015 consolidam ações de projeto interdisciplinar da UFJF para Apae de Governador Valadares

???????????????????????????????

Os trabalhos da equipe multidisciplinar da UFJF pretendem desenvolver a autossuficiência da Apae/GV

Professores e estudantes do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/GV), envolvidos em atividades realizadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/GV), receberam a notícia de aprovação e contemplação na última edição do Programa de Extensão Universitária (Proext) 2015 com o sentimento de continuidade. Com o repasse, os trabalhos do projeto intitulado “Apae: ações interdisciplinares para o fortalecimento da instituição e implementação de ações educativas e preventivas em saúde” ganham maior perspectiva de ampliação e aprofundamento. Essa iniciativa da UFJF/GV conta ainda com a colaboração do Centro Municipal de Referência em Educação Especial Inclusiva (Craedi).

A ação com a comunidade dos excepcionais foi iniciada em março de 2014, quando foram cadastrados seis projetos da área da saúde e dois da área de ciências sociais na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sendo todos contemplados com bolsa para os alunos. As propostas surgiram ao se considerar as necessidades e as especificidades das pessoas com deficiência e de seus familiares, como também o cenário financeiro e econômico da Apae de Governador Valadares que, por se manter com recursos escassos, acaba não atendendo às próprias demandas.

Dessa forma, o objetivo geral é desenvolver atitudes coletivas visando uma educação com abordagem preventiva em saúde, de maneira a promover o cuidado humanizado e a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos. Busca-se, também, aprimorar a organização e o equilíbrio financeiro e econômico da Apae e, adicionalmente, contribuir para a formação de profissionais mais sensibilizados.

apae 3 abr 2014

Com recursos do ProExt 2015, a Apae de Governador Valadares receberá mais atividades e programas a atender o bem estar da comunidade

Segundo a professora do departamento de Nutrição, Nilcemar Rodrigues Carvalho Cruz, receber o recurso do Proext representa a possibilidade de concretizar ações que venham a beneficiar um grupo de pessoas com urgente necessidade de inclusão social. “Temos a oportunidade de reforçar nosso compromisso em fazer jus aos recursos públicos, aplicando-os de forma consciente e benéfica à comunidade atendida e na formação de profissionais mais críticos e sensíveis às necessidades de nossa sociedade.”

O recurso do Proext será destinado a atender as atividades propostas e gerar campanhas que buscarão levantar fundos para atender a Apae em outras demandas. Assim, o envolvimento da comunidade é um dos objetivos específicos do projeto, que também propõe o lançamento da campanha “Abrace Apae” com o intuito de sensibilizar empresários e pessoas físicas a contribuírem para a manutenção e melhoria das atividades desta instituição.

A maior parte dos trabalhos acontecerá nas dependências da Apae, seja diretamente com os indivíduos com deficiência, pais ou responsáveis, cuidadores e funcionários como também com os futuros parceiros. Os professores, alunos bolsistas e voluntários envolvidos programarão as ações de acordo com as peculiaridades.

Professores coordenadores e colaboradores:

• Ana Leticia de Oliveira Figuereido Alessandri – Departamento Básico – Área de Saúde
  • Valéria De Oliveira – Departamento de Odontologia
  • Girley Francisco Machado de Assis – Departamento Básico – Área de Saúde